Atividade gratuita é oferecida pelo SisEB e acontece no dia 22 de março, com vagas limitadas; inscrições já estão abertas e devem ser realizadas online
Em 2018, a primeira atividade recebida por Votuporanga será a oficina “Fab Lab: como fazer livros artesanais” (Foto: Imagem Ilustrativa)
Mantida pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, a Biblioteca Municipal “Castro Alves” foi, pela segunda vez consecutiva, a única biblioteca pública da região selecionada para sediar uma série de capacitações presenciais gratuitas, oferecidas ao longo do ano pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). Ao todo, apenas 18 municípios do Estado foram contemplados com as programações.
Em 2018, a primeira atividade recebida por Votuporanga será a oficina “Fab Lab: como fazer livros artesanais”, que acontece no dia 22 de março (quinta-feira), das 9h às 16h. A capacitação é aberta a toda a comunidade e tem como público-alvo escritores independentes e profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura.
As vagas para a oficina são limitadas e as inscrições já podem ser feitas gratuitamente, por meio do site do SisEB, no link: siseb.sp.gov.br/agenda/. Para mais informações, o telefone da Biblioteca Municipal é o (17) 3405-9670, ramais 203 ou 204.
A oficina
Formatada como um laboratório de aprendizado compartilhado sobre a publicação de livros em pequena escala e baixo custo, a oficina “Fab Lab: como fazer livros artesanais” tem o objetivo de promover a produção literária da comunidade da biblioteca, apresentando conceitos editoriais e gráficos básicos e fornecendo subsídios para a edição de obras de autores iniciantes.
A atividade procura auxiliar no processo de produção de livros artesanais, contribuindo para a criação de um espaço de criatividade, aprendizado e compartilhamento da produção de escritores locais, bem como para a promoção da sustentabilidade na fabricação de equipamentos e na confecção dos exemplares.
Entre os temas a serem discutidos com o público estão: fundamentos do design do livro, como criação de capa, paginação, diagramação e impressão; noções a respeito de registros, direitos autorais, ficha catalográfica e custos; e técnicas básicas de encadernação.
A capacitação será ministrada por Albino Ribas, idealizador do projeto “Livro Alternativo” e fundador da Ribas Editora; Célia Regina Ignatios de Andrade, escritora, poeta e membro da Academia Itanhaense de Letras; e Maraléia Menezes de Lima, bibliotecária pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e especialista em Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense e em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Ribeirão Preto.
Parceria com o SisEB
Por atender aos critérios de seleção previstos em edital pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), a Biblioteca Municipal “Castro Alves” receberá, ao longo deste ano, atividades que incluem cursos, oficinas, palestras e outros eventos presenciais, que têm como principal objetivo promover a melhoria da eficiência das equipes que atuam nas instituições integrantes do SisEB, visando o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados e a satisfação da comunidade usuária.
As capacitações também procuram integrar as bibliotecas dos municípios paulistas, criando uma rede de serviços para universalizar o acesso à informação, além de estimular o desenvolvimento e implementar programas, projetos e atividades que incentivem e promovam a leitura no Estado.
As vagas disponibilizadas durante as atividades terão seu público-alvo prioritário definido em cada capacitação. E, sempre que possível, as vagas remanescentes serão estendidas a outros setores da comunidade que tenham afinidade com a atividade a ser desenvolvida.
Biblioteca Municipal “Castro Alves”
Com um acervo de mais de 10 mil itens – incluindo livros tradicionais e em formatos acessíveis, DVDs, jogos, brinquedos, gibis e periódicos –, a Biblioteca Municipal “Castro Alves” é mantida pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Para retirar livros ou utilizar os computadores, jogos e DVDs do acervo, basta que o cidadão faça um cadastro no local, tendo em mãos um documento original com foto e um comprovante de endereço (conta de água ou luz).
Após a realização do cadastro, é confeccionada a carteirinha, que deve ser apresentada a cada vez que o usuário for se utilizar dos itens do acervo ou efetuar um empréstimo ou renovação de obras literárias.
A Biblioteca está situada no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, localizado na avenida Francisco Ramalho de Mendonça, nº 3112 (Jardim Alvorada). Para mais informações, o telefone é o (17) 3405-9670.