Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/07/prefeitura-de-votuporanga-fecha-dengario-apos-queda-no-numero-de-atendimentos-n80854 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Prefeitura de Votuporanga fecha ‘dengário’ após queda no número de atendimentos
A decisão de fechar a unidade se deu após a procura por atendimentos diminuir em mais de 50%
A Secretaria da Saúde fechou o “dengário” após constatar a queda no número de procuras por atendimento de dengue na cidade (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
A secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga desativou, no último final de semana, o Ambulatório de Dengue, popularmente conhecido como ‘dengário’, que havia sido montado no Consultório Municipal “Josephina Pirotello Pesciotto”, conhecido como Dona Nina, ao lado do Hospital do Pozzobon, durante o ápice da epidemia no município. A decisão de fechar a unidade se deu após a procura por atendimentos diminuir em mais de 50%.
De acordo com a Pasta, desde março, quando iniciou funcionamento em horário especial, todos os dias, das 7h à meia-noite, o Ambulatório atendeu mais de 15 mil pessoas, ou seja, uma média de 3,7 mil atendimentos por mês. Com o arrefecimento da epidemia, porém, a demanda caiu pela metade, o que permite a reestruturação do sistema de atendimento às vítimas da doença, que volta para as unidades de saúde, Hospital do Pozzobon e Upa (Unidade de Pronto Atendimento).
A partir de hoje, portanto, os pacientes que pertencem ao Consultório “Dona Nina” e que estavam sendo atendidos no Consultório Municipal “Daniele Cristine Lamana”, no bairro Parque das Nações, podem retornar para sua Unidade de origem.
“É importante ressaltar que, embora a procura por atendimentos no Ambulatório de Dengue tenha diminuído, Votuporanga ainda registra um alto número de casos de pacientes acometidos pela doença, registrando até o momento nove óbitos. Todos os cuidados de prevenção devem permanecer para que, juntos, possamos conter o avanço da proliferação do mosquito”, comenta a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Angelica Bimbato.
Casos De acordo com o último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal da Saúde, Votuporanga registrou neste ano 6.447 casos de dengue até o momento, sendo que nove deles acabaram levando os pacientes à morte. Além disso, ainda há 2,7 mil casos em investigação no momento. No mesmo período, também foram confirmados 12 casos de Chikungunya, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/07/prefeitura-de-votuporanga-fecha-dengario-apos-queda-no-numero-de-atendimentos-n80854
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco