Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2025/06/mutirao-de-limpeza-do-rio-grande-sera-sexta-n84281 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Região
Mutirão de limpeza do Rio Grande será sexta
O projeto “Rio Limpo 2025 – Salvando o Gigante” é uma iniciativa que pretende promover a limpeza do Rio Grande
A limpeza dos rios é fundamental para a preservação dos ecossistemas aquáticos, garantindo a qualidade da água, a sobrevivência da fauna e da flora, além de prevenir a proliferação de doenças. A retirada de resíduos sólidos das margens e do leito dos rios contribui para a manutenção do equilíbrio ambiental, reduzindo os impactos negativos causados pela poluição. Por isso, vem aí o projeto “Rio Limpo 2025 – Salvando o Gigante”, uma iniciativa que pretende promover a limpeza do Rio Grande, no trecho entre as cidades de Cardoso e Mira Estrela.
De acordo com os organizadores, “uma grande mobilização ambiental está chegando, junte-se a nós nesta importante ação de limpeza do Rio Grande, entre as cidades de Cardoso e Mira Estrela”. A participação de quem possui barco será fundamental para o sucesso do evento, já que esses veículos ajudarão no transporte das pessoas que recolherão o lixo acumulado nas margens do rio. “Vamos unir forças por um futuro mais limpo e sustentável”, destacam os organizadores.
A ação será realizada na sexta-feira (6), com ponto de encontro no Condomínio Beira Rio, localizado em São João do Marinheiro. A saída está programada para as 8h, com um café da manhã de recepção aos participantes. O encerramento das atividades está previsto para as 13h, com um almoço na Prainha Municipal de Mira Estrela. Além da limpeza das margens do rio, o evento contará com ações de plantio de árvores e soltura de alevinos, visando à recuperação e preservação do meio ambiente local.
O “Rio Limpo 2025 – Salvando o Gigante” é uma realização da Colônia de Pescadores Z-26 e conta com o apoio das Prefeituras Municipais de Cardoso e Mira Estrela. “Vamos juntos salvar o gigante e deixar um legado para as próximas gerações”, convidam os organizadores. Mais informações sobre a ação podem ser obtidas no telefone (WhatsApp) (17) 99672 – 5390.
O Rio Grande é um dos principais formadores da Bacia do Paraná e atravessa parte do Estado de São Paulo. Ele nasce na Serra da Mantiqueira, no município de Bocaina de Minas, no Estado de Minas Gerais, e segue seu curso formando a divisa natural entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. No território paulista, o rio percorre diversas regiões, passando próximo ou influenciando cidades como Rifaina, Colômbia, Icém, Cardoso, Paulo de Faria e Mira Estrela, entre outras. Ao longo de seu trajeto, o Rio Grande é responsável por importantes usos econômicos e ambientais, como a geração de energia elétrica através de diversas hidrelétricas, o abastecimento de água, a pesca e o turismo. Ele se estende até a cidade de Colômbia-SP, onde se junta ao Rio Paranaíba, formando o Rio Paraná, um dos maiores cursos d'água da América do Sul.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2025/06/mutirao-de-limpeza-do-rio-grande-sera-sexta-n84281
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco