Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2025/05/crianca-de-dois-anos-morre-apos-enfermeira-aplicar-remedio-errado-na-regiao-n83921 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Polícia
Criança de dois anos morre após enfermeira aplicar remédio errado na região
A troca na aplicação de um medicamento resultou na morte de José Rafael dos Santos Silvano de Souza, no pronto atendimento do Hospital da Unimed
O erro resultou na morte de José Rafael dos Santos Silvano de Souza, de apenas 2 anos de idade (Foto: Reprodução/SBTinterior)
Da redação A suposta troca na aplicação de um medicamento resultou na morte de José Rafael dos Santos Silvano de Souza, de apenas 2 anos, no pronto atendimento do Hospital da Unimed, em Andradina. A Polícia Civil investiga o caso como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Segundo informações apuradas pela polícia, o menino havia dado entrada na unidade com diagnóstico de bronquiolite, uma infecção respiratória comum em crianças. Ele foi atendido por uma pediatra, que prescreveu hidrocortisona, um anti-inflamatório frequentemente utilizado em quadros respiratórios.
No entanto, logo após a aplicação do medicamento por via intravenosa, a criança apresentou uma rápida queda na saturação de oxigênio, passou a vomitar e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes médicas iniciaram manobras de reanimação, entubaram o menino, mas ele não resistiu e morreu após cerca de 45 minutos de tentativas de reanimação.
Durante o atendimento, uma técnica de enfermagem identificou que havia algo errado com a medicação administrada e alertou a equipe. Segundo o delegado responsável pelo caso, Genivaldo Alves dos Santos, foi constatado que outra técnica de enfermagem, de 31 anos, havia aplicado succinilcolina, um potente relaxante muscular utilizado em procedimentos anestésicos e intubação.
“A técnica não apenas aplicou o medicamento errado, mas também administrou uma dose extremamente alta. A recomendação é de cerca de 1 ml por quilo de peso, mas ela aplicou 100 ml”, afirmou o delegado. A Polícia Militar foi acionada e conduziu os envolvidos à delegacia para prestar depoimento. O pai da criança compareceu ao local para representar a família. Também foram ouvidos a médica responsável, funcionários do hospital e as duas técnicas de enfermagem envolvidas.
“Foram depoimentos longos e detalhados, que se estenderam até cerca de 6h da manhã. Com base neles, decidi pela prisão em flagrante da técnica responsável pela aplicação do medicamento, por homicídio culposo. Ficou evidente a imprudência”, declarou o delegado.
Apesar da gravidade do caso, o delegado arbitrou fiança no valor de três salários mínimos (R$ 4.560), que foi paga. A técnica foi liberada e irá responder ao processo em liberdade.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2025/05/crianca-de-dois-anos-morre-apos-enfermeira-aplicar-remedio-errado-na-regiao-n83921
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco