No mês passado, o número de roubos aumentou em Votuporanga, com 11 assaltos registrados; já de janeiro a maio foram 33 crimes do tipo.
No mês passado, o número de roubos aumentou em Votuporanga, com 11 assaltos registrados pela PM Foto: Divulgação/Polícia Militar
Aline Ruiz
No mês passado, o número de roubos aumentou em Votuporanga, com 11 assaltos registrados. Já de janeiro a maio foram 33 crimes do tipo. Sobre isso, o capitão da Polícia Militar, Edson Fávero, explicou que o mês de maio é sempre motivo de preocupação em razão de ser uma das maiores “saidinhas” dos presidiários em decorrência do Dia das Mães. Ele acredita que é por isso que os dados tiveram um aumento significativo.
Em Votuporanga, de acordo com o capitão, roubos a transeuntes e estabelecimentos comerciais foram cometidos, assim como em Valentim Gentil. “Vários autores desses crimes nas duas cidades foram presos e identificados pela PM”, comentou.
O capitão esclareceu ainda que a maioria das prisões se concretizou graças às ligações de pessoas anônimas que perceberam algo estranho acontecendo, assim como depende muito da rapidez com que a vítima ou testemunhas fazem a ligação 190. “Muitas prisões não teriam acontecido se não fosse o acionamento rápido por meio do 190, com informações precisas sobre o ocorrido”, garantiu.
Sobre os casos registrados de roubos, o capitão afirmou que foi possível perceber que os criminosos dispunham de informações privilegiadas quanto a existência de valores em mãos, joias nas residências, dia e horário e trajetos realizados pelas vítimas. “Por isso é preciso ter atenção com quem se compartilha informações dessa natureza”, aconselhou.
Prisões
No transcorrer do mês de maio a PM prendeu 48 infratores da lei por diversos crimes ou por serem procurados pela Justiça. Somados às prisões realizadas nas demais cidades da 3ª Companhia da PM de Votuporanga o número chega a 64, todos sendo registrados em boletins de ocorrência. Autores de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, furtos, roubos, armas de fogos, receptação, entre diversas outras modalidades criminosas foram encarcerados.