Segundo o capitão do 3º Batalhão da Polícia Militar de Votuporanga, Édson Fávero, em média são registrados 3,3 acidentes por dia
Dados, movimento e campanha foram divulgados na manhã desta terça-feira (9) em Votuporanga
Da Redação
A Polícia Militar divulgou o número de acidentes em Votuporanga neste primeiro quadrimestre, que corresponde aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, na manhã desta terça-feira, durante o lançamento do movimento Maio Amarelo. De acordo com a PM, foram registrados 421 acidentes, sendo 257 com vítimas.
Segundo o capitão do 3º Batalhão da Polícia Militar de Votuporanga, Édson Fávero, em média são registrados 3,3 acidentes por dia. Os principais horários de acidentes de trânsito são das 11h às 13h e das 17h às 19h.
“Além do número deste ano, em 2016 tivemos 1.383 acidentes registrados, uma média de 3,7 acidentes por dia. Hoje, o que mais causa acidente de trânsito é velocidade, embriaguez e uso de celular, que combatemos com efetividade na nossa cidade, com ações como radar móvel e lei seca, por exemplo”, explicou o capitão.
Ainda de acordo com Édson Fávero, Votuporanga tem 79.903 veículos. Um ranking foi feito dos veículos envolvidos em acidentes neste ano. Foram 404 automóveis, 261 motocicletas, 78 caminhonetes, 29 caminhões, 11 bicicletas e dois ônibus. Para a redução do número de acidentes, o capitão acredita no tripé da segurança no trânsito.
“As atividades de educação, engenharia do trânsito e fiscalização têm surtido efeitos bons. Não estamos satisfeitos, porque já são 400 acidentes neste ano. Se não mudar o comportamento das pessoas, não temos como mudar o status de que o trânsito mata mais que a criminalidade”, afirmou o capitão.
Maio Amarelo
Para reduzir o número de acidentes no município e conscientizar os motoristas, foi lançado o movimento ‘Maio Amarelo’, na manhã de ontem, pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança. Segundo o secretário da pasta, Jair de Oliveira, o movimento tem a intenção de mudar o comportamento da população de Votuporanga.
“O trânsito é fundamental e com respeito o resultado é positivo. Em 2010, foi lançado o decreto para reduzir em 50% o número de mortes no trânsito no mundo e devemos fazer a nossa parte”, afirmou o secretário.
O secretário ainda afirmou que alunos da rede municipal de ensino receberão o kit 4P (Pare Para o Pedestre Passar), que contém orientações de respeito no trânsito. “Os nossos agentes vão levar orientações para os alunos, que vão educar os pais, além de se educarem também, porque são futuros motoristas”, explicou Jair de Oliveira.
O movimento tem o apoio da Polícia Militar de Votuporanga. “O movimento é uma chamada de atenção de todos para que preservem vidas e coloque a gentileza no trânsito em dia. Isso muda o comportamento de todos. Por isso, vamos orientar a todos para que não ocorra acidentes no trânsito”, afirmou o capitão Édson Favero.
Foca no trânsito
A campanha do Detran SP, Foca no Trânsito, também foi lançada na manhã de ontem. Segundo o órgão, 94% dos acidentes com morte são causados por falha humana, por isso, algumas ações são necessárias para a redução do número de acidentes, como atravessar sempre na faixa de pedestre, usar o cinto de segurança também no banco de trás, respeitar os limites de velocidade e não dirigir depois de beber. (Colaborou Gabriele Reginaldo)