Dados repassados pela Polícia Militar de Votuporanga correspondem ao primeiro quadrimestre do ano
A pessoas flagradas dirigindo sem a CNH estão cometendo uma infração gravíssima
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
No primeiro quadrimestre deste ano, um total de 108 motoristas foi flagrado pela Polícia Militar de Votuporanga dirigindo sem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelas ruas do município. Durante todo o ano passado foram 271 pessoas que trafegaram com seu veículo sem permissão. Os dados foram repassados a pedido do A Cidade pela 3ª Companhia da PM de Votuporanga.
De acordo com a polícia, as pessoas flagradas dirigindo sem a CNH estão cometendo uma infração gravíssima. “O veículo é atuado de acordo com o Artigo 162, inciso I, e a pessoa leva sete pontos na carteira e multa de R$ 880,41. Além disso, o veiculo é liberado apenas para outro condutor habilitado, do contrário o veículo é recolhido”, afirmou a PM.
Caso o motorista que estiver trafegando pelas ruas sem a CNH se envolva em um acidente de trânsito, isso pode ser considerado um crime, segundo a PM. “Se na direção a pessoa gerir Perigo de Dano (contra pessoas, outros veículos ou patrimônio alheio), a mesma responderá por Crime de Trânsito previsto no artigo 309 do CTB, que é pena de seis meses a um ano de detenção”, explicou a polícia.
O A Cidade também questionou sobre o número de acidentes que aconteceram em Votuporanga com motoristas que não possuíam CNH. A PM, porém, afirmou que não possui esses dados para repassar.