No primeiro mês do ano, quase metade das apreensões por tráfico de entorpecentes envolveu menores de idade em Votuporanga
Menor apreendido por tráfico de drogas no bairro São João, um jovem também foi detido
Nathalia Almeida
O primeiro mês do ano chamou atenção pelo número de prisões por tráfico de drogas em Votuporanga. Foram aproximadamente sete casos registrados ao longo do mês na cidade e, em quase metade deles, um menor estava entre os acusados.
Nos primeiros dez dias do mês, um menor de 17 anos foi recolhido depois que a Polícia Militar encontrou um pé de maconha, que estava sendo cultivado em um vaso de sua residência, no bairro Pozzobon. Outro caso que chamou bastante a atenção foi o do adolescente de 15 anos, que foi detido duas vezes em uma semana por tráfico de drogas, no Pró-Povo. Nesse caso, ele foi recolhido e levado ao Fórum.
Segundo a Polícia Militar, na maior parte dos flagrantes por tráfico de drogas, é possível perceber um padrão, os adolescentes estão sempre na companhia de um adulto e, na maioria das vezes, o menor assume a culpa pelo porte da droga.
Na última semana do mês, outro caso semelhante ocorreu no bairro São João. Um jovem e um adolescente de 17 anos foram pegos enquanto vendiam drogas pelo local, o mais velho alegou que era apenas usuário.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, no ano passado foram registradas seis ocorrências por tráfico de entorpecentes em Votuporanga. Em 2014, quase metade das apreensões também envolveu adolescentes.