Suspeito é o ex-companheiro da vítima, que fez ameaças por meio de uma rede social nos dias que antecederam ao crime
Jociano Garofolo
“Eu vou seguir o caminho que a vida quiser. Cadeia ou caixão, será que você poderia dizer pra mim se isso é bom ou não?”. A frase foi escrita no perfil de uma rede social do jovem João Henrique, 20 anos, conhecido por Buiú, um dia antes de, segundo a polícia, ele ter matado a golpes de faca a ex-companheira, Aline Barbosa, de 23 anos, no apartamento onde mora, na rua Itália, no Parque das Nações. Após ser ferida, a vítima caiu da janela do segundo andar do prédio, e faleceu instante depois.
O motivo seria ciúmes. Isso porque o suspeito permaneceu um tempo preso, cumprindo pena por tráfico de drogas, e não aceitava o término do relacionamento com Aline, e o fato dela estar com namorado novo. Segundo testemunhas, a situação teria se agravado após João Henrique também terminar um namoro com outra jovem, dias atrás.
O suspeito fugiu do local do crime e, ontem, por volta do meio dia, usou sua conta no “Facebook” para ameaçar o jovem que namorava Aline. “Infelizmente aconteceu. Não era pra ser assim, mas é aquela ‘fita’ né, eu ‘tava’ preso e ela ficando com esse p..., aí ela largou de mim depois que já ‘tava’ com ele. Aí eu saí, ela voltou comigo, ‘nois brigo’, ela voltou pra ele. Então, só lamento. Descobri tudo, foi difícil, mais o que eu sempre pedi pra ela não fazer e ela fez foi brincar com meu sentimento. Então, vai segurando que é de graça. Salve “fulano”, vou voltar pra buscar você viu, talarico não tem vez”, escreveu Buiú.
O crime
O assassinato de Aline aconteceu por volta das 13h. Segundo familiares da vítima, João Henrique mandou mensagens para o celular da vítima pedindo para que o encontrasse no apartamento dele. A jovem foi até o local, acompanhada pela filha do casal, de apenas cinco anos, e uma sobrinha.
Segundo testemunhas, a vítima estava no apartamento 22, no segundo andar, quando os vizinhos começaram a ouvir gritos e pedidos de socorro. Nesse momento, viram a jovem cair da janela. No momento do crime, a sobrinha brincava com a filha do casal no pátio do condomínio, a pedido de João Henrique, que pediu para deixá-los a sós no apartamento.
A polícia investiga se Aline foi empurrada ou se caiu da janela quando tentava se defender das agressões. A faca utilizada no crime foi apreendida. Após a queda da vítima, o suspeito fugiu do local, em uma bicicleta. Policiais militares fizeram o cerco na região da Mata dos Macacos, mas não conseguiram localizar o jovem no domingo. Ainda segundo testemunhas, o jovem trancou o apartamento, desceu as escadas e olhou para o corpo de Aline caído.
A vítima estava separada de Buiú há aproximadamente três meses, e morando em Mirassol. O suspeito é conhecido pela polícia e saiu de um centro de detenção provisória da região há cerca de cinco meses. Nas redes sociais, ele deixou várias mensagens indicando que estava pronto a tomar uma atitude. Em uma delas, pede para o irmão tomar conta da mãe. “Não sei daqui pra frente onde eu vou estar, mas se eu precisar eu dou um salve, e vê se dá uma assistência, pois, dessa vez, a caminhada vai ser longa”.
Nota de falecimento
Aline Camila da Silva Barbosa tinha 23 anos. Era solteira, deixou uma filha de 5 anos, os pais Aparecida da Silva e Edmilson Barbosa, além de nove irmãos. Natural de Valentim Gentil, residia em Votuporanga desde os três anos. Era evangélica. O corpo foi velado por familiares e amigos no Velório Municipal de Votuporanga e enterrado às 11h desta segunda-feira no Cemitério Municipal de Votuporanga.