Da Redação
Com a presença de autoridades militares de toda a região, foi inaugurada, durante solenidade realizada na manhã de ontem, a base comunitária do Corpo de Bombeiros de Valentim Gentil, localizada na Rua Benedita Terra Pimentel, nº 8-59, ao lado do centro comunitário da Penha. Trata-se da primeira base comunitária da região do 13º Grupamento de Bombeiros, que vai de Novo Horizonte até Santa Fé do Sul. “Valentim Gentil foi o primeiro governo municipal a interessar-se e posicionar-se favoravelmente à proposta de expansão dos serviços de bombeiros, através do bombeiro comunitário”, ressalta o Ten. Cel. PM Paulo César Berto, Comandante do 13º Grupamento de Bombeiros, de São José do Rio Preto.
O objetivo do bombeiro comunitário é, através da base de Bombeiros e apoio de voluntários, reduzir ou controlar danos provocados às pessoas ou ao patrimônio, até a chegada do apoio especializado. “O formato de bombeiro que nós estamos colocando aqui é diferente de qualquer outro. Ele não é o bombeiro padrão, ou seja, nós não vamos ter o serviço 24 horas nesse primeiro momento, ele vai começar com combate a incêndios e focado no principal risco que a cidade tem, que são as indústrias, onde já tivemos incêndios antes”, explica o Coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto, Comandante do Corpo de Bombeiros do Interior. “Valentim Gentil entrou em uma rede, vai receber atendimento, mas também vai poder apoiar outras cidades, talvez não ainda, mas na hora em que nós tivermos os bombeiros municipais contratados e treinados adequadamente”, completa.
Com a criação do convênio entre Estado e Município foi destacado para comandar a base comunitária de Valentim Gentil, o 3º Sargento Sérgio Rodrigo Ramalho Matta, a fim de atender as ocorrências de combate a incêndio. Ele também foi o responsável pelo treinamento de 55 bombeiros voluntários até o momento. Além da base, o município recebeu um caminhão para combate a incêndio, com capacidade para 4 mil litros de água e ainda receberá, nos próximos dias, uma viatura pick-up Fiat Strada destinada pelo Estado.
Iniciativa privada
A iniciativa privada também contribuiu para a inauguração da Base, com doações de mobiliários, equipamentos elétricos, eletrodomésticos, estruturas para a cobertura, serviços de instalação elétrica, pintura, entre outros. “Não é uma coisa só do Estado, só do Município, só do Poder Público, é da comunidade, é um novo formato, e esse é o primeiro formato da região”, destacou o coronel Marcos Aurélio Alves Pinto, Comandante dos Bombeiros do Interior, que foi homenageado com o decreto de hóspede oficial do Município, expedido pelo prefeito Adilson Segura.