Missa será às 7h30, com transmissão ao vivo da TV Unifev, presidida pelo bispo Dom Moacir e concelebrada pelo padre Gilmar Margotto
No ano passado, comunicadores participaram da missa presidida pelo padre Gilmar Margotto
“Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”, essa é a mensagem deste ano do Papa Francisco aos comunicadores do mundo todo. Como tradicionalmente ocorre, a Catedral Nossa Senhora Aparecida celebrará a missa das Comunicações com a participação de representantes de diversos veículos da cidade. A missa será às 7h30, com transmissão ao vivo pela TV Unifev, presidida pelo bispo Dom Moacir e concelebrada pelo padre Gilmar Margotto.
Em sua mensagem para este Dia Mundial das Comunicações Sociais, o papa Francisco diz que há a necessidade de romper o círculo vicioso da angústia e deter a espiral do medo, resultante do hábito de fixar a atenção nas “notícias más” (guerras, terrorismo, escândalos e todo o tipo de alimento das vicissitudes humanas). Não se trata, naturalmente, de promover desinformação ou ignorar o drama do sofrimento, nem de cair em um otimismo ingênuo que não se deixe tocar pelo escândalo do mal.
“Num sistema comunicador onde vigora a lógica de que uma notícia boa não desperta a atenção e, por conseguinte, não é uma notícia, e onde o drama do sofrimento e o mistério do mal facilmente são elevados a espetáculos, podemos ser tentados a anestesiar a consciência ou cair no desespero”, diz o papa.
Este é o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Este dia dedicado pela Igreja aos meios de comunicação é celebrado em muitos países no Dia da Ascensão do Senhor (domingo que precede a Festa de Pentecostes). Neste ano, o tema é “‘Não tenhas medo, que Eu estou contigo’ (Is 43,5). Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”.