Secretário Antônio Alberto Casali destaca medidas preventivas adotadas para reduzir o número em Votuporanga
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança fez um balanço dos acidentes de trânsito registrados nos últimos três anos em Votuporanga, 2013, 2014 e 2015, com base em números apresentados pela Polícia Militar. De acordo com o secretário Antônio Alberto Casali, as medidas preventivas adotadas após a criação da pasta colaboraram com a diminuição dos números de acidentes em 34,76%.
Casali explicou ainda que caiu 37,29% a quantidade de acidentes com vítimas em três anos e sem vítimas reduziu 31,13%.
“No ano de 2013, não tínhamos trabalhos ainda efetivos e severos para que a quantidade de acidentes diminuísse. Com a criação da Secretaria de Trânsito, tudo começou a mudar. Em 2013 começamos a implantar os radares, em julho de 2014 iniciamos os trabalhos educativos e em novembro do mesmo ano o uso do radar móvel pela cidade”, explicou Casali.
O secretário disse ainda que apenas o uso do radar não alcançaria resultados positivos. “Os novos semáforos, a Atividade Delegada que começou em setembro de 2014, o aumento da quantidade de agentes de trânsito, que hoje temos 18, as capacitações destes agentes e as ações educativas, tudo isso foi fundamental para que conseguíssemos bons resultados”, falou Casali.
Casali disse ainda que hoje, o radar móvel aplica em média 60% das multas efetivadas no começo do uso do aparelho. As multas manuais, aquelas aplicadas por irregularidades com estacionamento, uso do cinto de segurança, por exemplo, caíram 30%. “Há semana, que não aplicamos nenhuma multa por falta do cinto de segurança”, contou Casali.
Sobre o uso do celular, Casali disse que o motorista ainda é teimoso, mas a infração caiu cerca de 60% desde 2013. Já a falta do uso do cinto de segurança teve queda de 90% em infrações.
“Estes dados mostram a tacada perfeita do prefeito Junior Marão ao criar a Secretaria de Trânsito. Hoje temos uma frota de cerca de 80 mil veículos e as medidas adotadas no município vieram ao encontro das necessidades de Votuporanga”, explicou o secretário.
Se fosse para fazer um ranking, Casali disse que hoje a maior infração de trânsito na cidade é excesso de velocidade, acompanhada de uso do celular e o não uso do cartão da Área Azul. O uso de vaga de idoso e deficiente também era frequente na cidade, porém, com relação a esta infração, a penalidade passou a gerar multa de R$ 127 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que deve contribuir para reduzir a irregularidade.
Radar móvel
Em funcionamento há 13 meses na cidade, o radar móvel causou susto nos motoristas quando foi adquirido, mas muitos já aprenderam a dirigir aos olhos do aparelho. “Se compararmos os primeiros seis meses de uso do radar com os últimos seis meses, a queda na quantidade de multas aplicadas por ele foi de 35 a 40%”, falou Casali.