Investimentos realizados pela administração em toda a área comercial serão inscritos na categoria Melhor Projeto Estadual
Diversos profissionais da Prefeitura de Votuporanga, em conjunto com o Sebrae-SP, se reuniram na última semana para definir os temas que serão apresentados na edição 2013 do Sebrae Prefeito Empreendedor. Na categoria Melhor Projeto Estadual a Prefeitura de Votuporanga irá concorrer com as inúmeras ações realizadas com a finalidade de valorizar o comércio local, que transformaram a cidade como pólo comercial da microrregião. A reunião contou com a coordenação da gestora de políticas públicas do Sebrae-SP, Evelise Galbe.
A mudança dos comerciantes que atuam na área onde era o Mercadão Municipal para um novo espaço, em localização estratégica, será um dos assuntos abordados no projeto. A Prefeitura trabalha na reforma do prédio onde já funcionou o Teatro Municipal, na Alameda Padre Edemur, bem no centro comercial da cidade. O local, que ainda não recebeu uma denominação oficial, terá infraestrutura completa, com banheiros e praça de alimentação, dispondo de 19 boxes. Para os comerciantes que serão transferidos ao novo espaço haverá incentivos já aprovados pela Câmara Municipal como isenção de aluguel por cinco anos.
“O novo prédio que abrigará os comerciantes instalados no Mercadão possui uma localização muito melhor e terá diversos outros atrativos como praça de alimentação e variedade de comércio, o que certamente aumentará a movimentação de pessoas”, afirmou o prefeito Junior Marão.
“No local onde estamos hoje o fluxo de pessoas é muito pequeno, antigamente, com a movimentação do Terminal Rodoviário as vendas eram melhores porque as pessoas passavam sempre por lá. Agora esse movimento diminuiu bastante. Acreditamos que no novo local as vendas aumentarão devido a maior movimentação de pessoas, já que estaremos em uma localização melhor”, projetou o comerciante que atua no Mercadão há mais de 15 anos, Moacir Menezes.
A revitalização da Nova Rua Amazonas, junto à cobertura da Concha Acústica e o fortalecimento e descentralização do comércio da zona norte da cidade também serão abordados no projeto. “Foram ações que refletiram diretamente na economia local e, principalmente, dos pequenos comerciantes de Votuporanga. Com estes investimentos do poder público o comércio local ficou atrativo não só para a população que reside na cidade, mas também para aqueles que moram em municípios vizinhos. A consequência disso foi a abertura de novas vagas de emprego no setor comercial e maior geração de renda aos trabalhadores”, explicou a diretora do Departamento de Projetos Institucionais da Prefeitura, Márcia Passos.
Centro de Inovação
Outro projeto que será inscrito para concorrer ao prêmio este ano, porém, na categoria Novos Projetos, será o Centro de Inovação Tecnológico. O órgão será instalado em parte do espaço onde era o Mercadão Municipal, após a revitalização do prédio, e atuará inicialmente no Design e Produção Moveleira. “Votuporanga será a primeira cidade a sediar um projeto desta natureza, em parceria com o Governo do Estado, num investimento inicial de R$ 3 milhões”, informou recentemente o prefeito Junior Marão.
A implantação do Centro representará um ganho significativo para a indústria na agregação de valor aos produtos produzidos em Votuporanga. A idéia é oferecer apoio ao setor empresarial da região, visando o desenvolvimento econômico nesta área e expandindo, num segundo momento, para o Desenvolvimento de Tecnologia em Beneficiamento da Borracha e Energia Fotovoltaica.
O plano de negócios para implantação do Centro de Inovação em Votuporanga foi elaborado pelo Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP (Unidades de São Paulo), por intermédio do coordenador científico Guilherme Ary Plonski. Este Núcleo da USP foi responsável também por desenvolver os projetos dos Parques Tecnológicos de Sorocaba, Santos, Piracicaba e São Paulo.
8º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Realizado a cada dois anos, a premiação é concedida aos gestores municipais de todo o Brasil e aos administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha. Em sete anos, foram 55 premiados a nível nacional e mais de 4,5 mil participantes. De acordo com o Sebrae, a gratificação é ver os projetos serem copiados e disseminados por outras prefeituras. A iniciativa do Sistema Sebrae tem como objetivo principal reconhecer e divulgar o trabalho das prefeituras de todo o país que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. Os projetos podem ter como foco, empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, podendo ser de qualquer setor e localizadas em áreas urbanas e rurais. Cada município poderá inscrever até dois projetos, desde que em categorias diferentes. As sete categorias são: Melhor Projeto, Lei Geral Implementada, Compra, Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos e Novos Projetos.