Maury Angelo Bottesini assumiu o Tribunal de Justiça no fim de agosto; no seu discurso, agradeceu apoio da família
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Álvares Florence tem um representante no Tribunal de Justiça de São Paulo. Maury Angelo Bottesini foi empossado desembargador em cerimônia realizada no dia 29 de agosto, no gabinete da Presidência.
Em seu discurso, Maury Bottesini agradeceu o apoio dos familiares e amigos. “Saúdo a todos na pessoa da minha filha”, afirmou o desembargador, que também citou os pais e os irmãos mais velhos, que ajudaram em sua criação. Ele relembrou sua infância e destacou: “Naquele tempo, criança de onze anos trabalhava e auxiliava em casa. Desde então, devo essa minha carreira a essas pessoas”. O desembargador também agradeceu aos integrantes do Tribunal de Justiça por sua promoção pelo critério do merecimento.
Currículo
Maury Angelo Bottesini nasceu em Álvares Florence. É bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), turma de 1969. Ingressou na magistratura em 1988, quando foi nomeado para a 16ª Circunscrição Judiciária. Atuou em Paraibuna, Embu e na Capital. Em 2009 foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau.
A cerimônia
Na ocasião, também foi empossado Maurício Lemos Porto Alves. Maurício Lemos Porto Alves expressou sua gratidão de forma poética. “Lembro aqui a poesia que tanto me serviu, obra do magistrado João Medeiros, ‘Prece de um Juiz’, da qual ressalto a parte final: ‘Ajuda-me Senhor: quando me atormentar a dúvida, ilumina o meu espírito; quando eu vacilar, alenta a minh’alma; quando eu esmorecer, conforta-me; quando eu tropeçar, ampara-me. E, quando, um dia, finalmente eu sucumbir e já então como réu comparecer à Sua Augusta Presença, olha compassivo para mim e dita, Senhor, a tua sentença. Julga-me como Deus. Eu julguei como homem’.”
O presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, cumprimentou os empossados: “são dois magistrados que se destacaram pela cultura e pelo trabalho”. Falou sobre a trajetória de ambos e suas características. “Maury Angelo Bottesini é uma pessoa que tem história no Judiciário. Tem mostrado sua franqueza e é um homem de uma transparência impressionante. É uma pessoa que toma posição, o que, evidentemente, desperta admiração dos colegas.” Sobre Maurício Lemos Porto Alves, o presidente afirmou que sua atuação honra o Judiciário. “Ele esteve à frente do Departamento de Inquéritos Policiais e fez um trabalho maravilhoso. É um homem discreto e seus passos têm sido marcados pelo humanismo. Cumprimento-o e agradeço pelo que tem feito em todas as unidades pelas quais passou.”
Ao final de seu discurso, Ivan Sartori colocou a Presidência do TJSP à disposição dos novos desembargadores. “Nosso dever é dar estrutura para que magistrados e servidores trabalhem e produzam. Estamos lutando muito para isso. Sei que os colegas que aqui chegam, agora como titulares, continuarão desempenhando seu trabalho de forma bastante profícua, e também auxiliando no que puderem esta Presidência”, concluiu.