Comendas serão entregues nesta quarta-feira, 14, no Tribunal Superior do Trabalho
O deputado federal João Dado (PDT/SP) recebe nesta quarta-feira, 14 de agosto, a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, durante cerimônia a ser realizada no Tribunal Superior do Trabalho. A medalha entregue será a de Grau Grande Oficial. Outras 40 personalidades também serão homenageadas. O Olodum e Organizações Globo estão entre as instituições escolhidas para receber a comenda.
A indicação do deputado João Dado ocorre devido aos seus serviços prestados como funcionário público estadual e pela sua luta pelos direitos dos servidores. "Estou muito contente em receber essa medalha. É uma honra ser reconhecido pelo trabalho e pelas conquistas para a nossa população", diz o deputado.
A Medalha
Instituída em 11 de novembro de 1970, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade, bem como as pessoas que, de qualquer modo, tenham contribuído para o engrandecimento do país, internamente ou no exterior, da Justiça do Trabalho ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da advocacia.
Histórico João Dado
Casado há mais de 35 anos, pai de um casal de filhos e avô de três netos, o deputado federal João Dado é formado em Engenharia Civil e bacharel em Ciências Contábeis, além de exercer o cargo de Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo.
Pelas suas conquistas junto à sociedade civil, como na geração de empregos e causas sociais, teve significativa atuação em entidades como:
CIEFAS - fundador e presidente do Comitê de Integração de Entidades Fechadas de Assistência à Saúde, que coordena a área de assistência à SAÚDE no sistema de auto-gestão e que atende mais de 6 milhões de pessoas em todo o Brasil, e foi sucedido pela UNIDAS;
SINAFRESP - fundador em 1988 e presidente do Sindicato de 2004 a 2006, entidade que representa os Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo;
AFRESP - foi presidente da Associação da classe fiscal paulista por 12 anos período de grandes conquistas salariais e patrimoniais para a entidade;
FEBRAFITE - fundador em 1992 e 1º. Presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais;
FUNDAFRESP – instituiu o Fundo de Assistência ao Menor Carente da AFRESP, entidade que auxilia, há mais de dez anos, cem mil crianças carentes e idosos de mais de 1.500 entidades assistenciais em todo o Estado.
COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO DOS SERVIDORES ESTADUAIS - coordenou, no período de 2005 a 2006, a Comissão Técnica que negociou com o Governo Estadual Paulista a implantação de novo Fundo Previdenciário, como representante de quase um milhão de servidores públicos estaduais e seus pensionistas.
MANDATO PARLAMENTAR - disputou pela primeira vez um pleito eleitoral em 1998, obtendo 53.460 votos, e assumiu o mandato de deputado federal de janeiro de 2001 a dezembro de 2002. Nas eleições de 2002 obteve 72.323 votos, ficando como primeiro suplente do PDT. Em 2006, João Dado obteve 61.716 votos, sendo o terceiro deputado federal mais votado de seu partido. Em 2010, nas últimas eleições, João Dado foi novamente eleito para o cargo de Deputado Federal, com 70.486 votos.