Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Foi destaque em reportagem da edição de 8 de agosto, quinta-feira, do jornal Folha de São Paulo, os investimentos que os governos estadual e federal fazem para a expansão do transporte aéreo no Estado de São Paulo.
A matéria destaca que, em São Paulo, Congonhas e Guarulhos não suportam mais voos, enquanto isso, cidades como Araraquara, Piracicaba, Franca, São Carlos, Sorocaba, Votuporanga, Ourinhos, Barretos e Avaré não têm linhas aéreas.
No interior, as linhas comerciais operam em poucos municípios, como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Nos 26 aeroportos que gere no interior, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) investiu ao menos R$ 140 milhões em obras desde 2011. Entre os aeroportos do interior que receberam investimentos do governo estadual recentemente, está o de Votuporanga, que teve seu terminal reformado, devido a crença do setor público nas unidades regionais.
De acordo com o Daesp, "com as obras, aeroportos como Franca e Votuporanga têm a expectativa de receber aviação comercial, [mas] a decisão depende das companhias. A responsabilidade do Daesp é oferecer infraestrutura".
Desde o ano passado, os moradores de Votuporanga aguardam o início das operações da Bravo Linhas Aéreas, que anunciou que fará voos diários para São Paulo. Ainda não há uma data definida para o início deste serviço.
De acordo com a reportagem da Folha, boa parte dessas cidades teve linhas entre 1975 e 1999, quando as empresas eram obrigadas pelo governo a assumir rotas deficitárias. As linhas rentáveis subsidiavam os voos com baixa demanda.
Há um Programa de Investimentos em Logística, federal, que prevê R$ 7,3 bilhões para 270 aeroportos regionais. Caso as empresas aéreas não invistam em novas linhas, o próprio governo pretende subsidiar as passagens.
Números do aeroporto de Votuporanga
De janeiro a junho deste ano, o aeroporto local recebeu 1.339 passageiros e foram realizados 4.836 voos particulares. Em todo o ano passado, foram 2.625 passageiros e 8.469 voos.
Em São José do Rio Preto, que conta com linhas aéreas, o primeiro semestre teve 61.411 passageiros e 2.681 voos.