Radares multaram em 2013, 2.270 motoristas; aparelhos estão em funcionamento desde outubro de 2011
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga recebeu em outubro de 2011, radares em vários pontos da cidade. A proposta, conforme divulgado pelo prefeito Junior Marão, quando divulgou a medida, era para que os motoristas se conscientizassem sobre o excesso de velocidade.
O jornal A Cidade pediu, nesta semana, para a assessoria de imprensa da Prefeitura de Votuporanga, um balanço sobre a quantidade de multas nestes quase dois anos de implantação.
De outubro a dezembro de 2011, foram aplicadas 2.872 multas. Em 2012, foram 8.066 infrações. Neste ano, até o último dia 11, foram 2.270 – isto significa que, por dia, 22 motoristas não respeitaram o limite de velocidade nos respectivos trechos dos aparelhos instalados.
Valor
Todo o dinheiro dessas multas é usado no próprio trânsito, como por exemplo, para a aquisição de placas e semáforos, segundo a assessoria.
Redução
Segundo informações passadas pela assessoria de comunicação da Prefeitura, os acidentes diminuíram. “Nos trechos em que os radares foram implantados houve redução de 35% em comparação aos anos anteriores. Na cidade toda a redução foi de 13%. Com base nos números é possível perceber que essa implantação colaborou com a conscientização da população”.
Será implantado ainda um radar na avenida Jerônimo Figueira da Costa, sentido avenida Emilio Arroyo Hernandes/IFSP. No trecho ainda foi instalada uma lombofaixa, com a finalidade de prevenir possíveis acidentes que possam acontecer devido ao movimento do local.