Pacientes contam com oito ambulâncias, uma van, um micro ônibus, uma Kombi e três ônibus
Secretária Fabiana Parma destacou a importância do transporte gratuito
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotpuoranga.com.br
Os 14 ônibus e ambulâncias da Prefeitura que servem gratuitamente pessoas que fazem tratamento médico em outros municípios transportam em média 3.500 pessoas por mês.
Deste total de veículos, 11 são da própria Administração Municipal, sendo oito ambulâncias, uma van com 15 lugares, um micro ônibus com 22 lugares e uma Kombi com 12 lugares. Existe também a contratação de serviço terceirizado: três ônibus de 44 lugares com linhas para São José do Rio Preto, Barretos e Jales, que são os destinos mais frequentes nas referências de Saúde deste município.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, estas viagens são destinadas a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), que têm o direito e acesso ao transporte sanitário necessário, seja ele qual for o destino, desde que pactuado pela rede de serviços do SUS, ou seja, após passar por algum atendimento do SUS e ser encaminhado para outra referência para continuar a assistência necessária (níveis de complexidade). A competência desse transporte municipal é só nos limites do Estado de São Paulo. Transportes interestaduais serão solicitados ao Departamento Regional de São José do Rio Preto.
Esta contagem de 3.500 pessoas transportadas mensalmente não inclui as remoções da frota do Samu 192; ou seja, àquelas ocasionadas por queixas agudas, de urgência ou emergência.
Para solicitar uma viagem, o paciente deve continuar procurando o antigo prédio da Promoção Social, localizado na rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos nº 2463, das 7h às 16h30, de segunda à sexta-feira. Devem, como de costume, comparecer munidos de seus documentos pessoais, comprovante de endereço e encaminhamento médico para reservar os deslocamentos necessários. Se no encaminhamento não constar o número do Cartão SUS, é importante que o paciente ou responsável também apresente o documento. É fundamental que a pessoa procure por esta reserva assim que tomar ciência da data e local que deverá comparecer.
Qualquer dúvida relacionada ao transporte sanitário pode ser sanada no local ou por meio do telefone 3423-4909. Segundo a Secretaria de Saúde, todos os casos serão avaliados em suas particularidades e, se não se enquadrarem nas condicionalidades da saúde, serão analisadas as vulnerabilidades sociais.
Acompanhantes são permitidos para menores de idade, idosos (maiores de 60 anos), gestantes, portadores de alguma deficiência e em casos indicados pelo médico.
“O transporte gratuito é importante para garantir os princípios fundamentais do SUS, pois este é um sistema público hierarquizado em seus níveis de complexidade e cabe a gestão do SUS, nas três esferas de governo, garantir a integralidade da assistência à saúde e o acesso da população a esses serviços”, disse a secretária de Saúde, Fabiana Parma.
Números do transporte gratuito da saúde
Média de pessoas servidas: 3.500 mensalmente
A quem é destinado: a pacientes do SUS, que têm o direito e acesso ao transporte sanitário necessário, seja ele qual for o destino
Veículos: 14, sendo:
8 ambulâncias
1 van com 15 lugares
1 micro ônibus com 22 lugares
1 Kombi com 12 lugares
3 ônibus de 44 lugares