Para Marão, gerações devem conhecer quem contribuiu para o desenvolvimento da cidade; Dalvo Guedes discursou em nome dos ex
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Todos os ex-prefeitos, juntamente com seus vices, que contribuíram para a história de Votuporanga foram homenageados ontem. Autoridades inauguraram ontem uma galeria com fotos de todos os que responderam na administração geral da cidade. As fotos estão na Central de Atendimento da Prefeitura.
No painel, que retrata a história política do município, constam 12 ex-prefeitos pelos 17 mandatos ocorridos desde a criação da cidade, em 1 de janeiro de 1945.
O prefeito Junior Marão disse que a cidade que não valoriza sua história não pode conhecer o seu presente. Agradeceu a presença dos ex-prefeitos e elogiou, especificamente, o ex e atual deputado estadual, Carlão Pignatari.
Contou que quem estiver na Prefeitura para realizar algum tipo de serviço, conhecerá a história dos homens que muito lutaram pelo desenvolvimento.
Marão ressaltou o trabalho do atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, e do diretor do departamento de Cultura, Jorge Xavier, que resgataram fatos importantes da história da cidade e que devem ser apresentados no livro de comemoração aos 76 anos de Votuporanga. a estimativa é que o trabalho seja lançado até o final deste ano.
“Ambos trabalharam na iniciativa de resgatar e valorizar a história da cidade. Várias ações estão sendo relembradas, graças a este trabalho. Que daqui a 20 ou 30 anos possamos mostrar a todas as pessoas quem foram as personalidades que deixaram sua marca na história do município”, disse.
Para Marão, não existiu lugar melhor para se instalar a galeria de fotos do que a Central de Atendimento. “Se fosse no gabinete ou em outro departamento fechado da Prefeitura, as pessoas não veriam as fotos”, acrescentou.
O prefeito fez questão de dizer que outras personalidades da cidade serão homenageadas. Para isso, será confeccionado em frente à Igreja Matriz um símbolo que marcará o início da cidade, sendo chamado de “marco 0”, um projeto da década de 1970, ainda na administração do ex-prefeito Hernani de Matos Nabuco, que será colocado em prática ainda na administração de Marão. A ideia consiste em construir um obelisco com o nome de todos os pioneiros de Votuporanga, que deixaram sua contribuição para o desenvolvimento.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Douglas Lisboa elogiou os ex-prefeitos, dizendo que graças à eles, a cidade tornou-se uma locomotiva do interior paulista.
O ex-prefeito e atual deputado estadual Carlão Pignatari, comentou uma frase do governador Geraldo Alckmin, durante a inauguração ontem. “Todos os políticos devem ter me mente um objetivo a ser cumprido: o de melhorar a vida das pessoas. E creio que os moradores de Votuporanga não se esquecem de quem ajudou a mudar a vida deles”.