Rolando Nogueira conheceu todo sistema de monitoramento, que poderá ser implantado em Votuporanga
Da Redação
O secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, Rolando Nogueira, visitou na última sexta-feira Moji das Cruzes, que tem um sólido sistema implantado de monitoramento das ruas de Votuporanga, com a instalação de câmeras de longo alcance e alta resolução, em pontos estratégicos para coibir a criminalidade. Nogueira foi acompanhado pelo prefeito Marco Bertaiolli e secretário de Segurança daquela cidade, Eli Nepomuceno.
Na sala onde fica a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), o secretário assistiu em tempo real alguns casos flagrados pelas 283 câmeras de monitoramento existentes na cidade. Os equipamentos são monitorados 24 horas por dia pela Guarda Municipal, com a presença de um policial militar.
Segundo Nogueira, para ser implantado um sistema de monitoramento em Votuporanga deverá haver um investimento em torno de R$ 1 milhão. “Antes disso, em um primeiro momento, devemos contratar uma pessoa com gabarito na área de segurança pública que irá comandar essa central”.
Atividade delegada
Outra ação também prevista no plano de governo do prefeito Junior Marão é a implantação da Atividade Delegada, por meio de convênio com a Polícia Militar do Estado de São Paulo. O programa permite que os policiais militares desempenhem suas funções nos dias de folga, garantindo mais segurança para a população, principalmente em áreas públicas, escolas e no período noturno. Moji das Cruzes também é uma cidade referência deste programa. “Eles foram a primeira cidade depois da capital a desenvolver a atividade delegada quando o Governo do Estado liberou o programa para municípios do interior. Lá eles aumentaram o efetivo de policiais e os benefícios já são notáveis”, informou o secretário. Para trazer o programa para Votuporanga Nogueira explicou que é necessário elaborar um projeto para ser enviado à Câmara Municipal.