Recomendação é do Ministério da Saúde que alerta após um caso positivo de sarampo em Bauru; viajantes devem redobrar atenção
Da Redação
O Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Votuporanga intensificará a vacinação contra a febre amarela e o sarampo. Para tanto, toda a população deve procurar a Unidade de Saúde/Consultório Municipal a qual pertence, munida da caderneta de vacinação.
A enfermeira responsável pela imunização, Danielli Fortilli, explica que não se trata de uma campanha, mas, de um trabalho de sensibilização, recomendado pelo Ministério da Saúde para que todos estejam em dia com as vacinas. “A febre amarela não está erradicada no país e o Ministério da Saúde quer evitar o possível reaparecimento de novos casos da doença”.
Crianças a partir dos nove meses de vida devem tomar a vacina que imuniza contra a febre amarela. As doses devem ser reaplicadas permanentemente a cada dez anos.
“É importante que toda população mantenha a situação vacinal atualizada, acompanhando sempre o calendário estadual de vacinação, principalmente, para quem segue viagem ao exterior”, conta Danielli.
Vale destacar que profissionais da saúde, da educação, do setor de turismo, motoristas, funcionários de aeroportos, terminais rodoviários, restaurantes e hotéis devem redobrar os cuidados para estar em conformidade com o quadro de vacinas.
Mais informações no setor de Imunização da Secretaria da Saúde, pelo (17) 3405-9787, ramais 9714/ 9784.
Notificação
Em janeiro de 2013 foi notificado um caso suspeito de sarampo, em Bauru/SP. Trata-se de um adulto de 20 anos, que apresentou a sorologia positiva após viagem à Flórida, EUA. Entende-se que este é um caso importado e não-autóctone; de acordo com a Fiocruz, o vírus circulante na Inglaterra, tem sido detectado em outros países, incluindo EUA, Canadá e China.
O Estado de São Paulo não apresenta circulação endêmica do vírus do sarampo desde o ano de 2000.