Vagner Salatiel falou ainda da importância do plantio correto e da poda das árvores
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A falta de informações tem impedido que diversas pessoas plantem árvores em suas calçadas, de acordo Vagner Salatiel, presidente da Podaarte (Cooperativa de Poda e Paisagismo de Votuporanga). Ele explica que o plantio correto não causa problemas nas calçadas. Ressalta também a importância da poda com uma pessoa credenciada pelo serviço, cadastrada na Prefeitura. Alerta ainda para a presença de podadores irregulares, que utilizam o nome da cooperativa e deixam galhos pelas ruas da cidade.
“Tenho percebido diversos problemas na cidade. A população está desinformada com relação ao plantio, muitos acham que a calçada vai estourar. Também tenho percebido podas drásticas e irregulares. Estes problemas podem ser resolvidos com um podador especializado e cadastrado na Prefeitura, como os da Podaarte”, disse Vagner.
Para o plantio, Vagner destaca algumas dicas. É preciso deixar 60 centímetros de espaço para o crescimento da raiz e entrada de água (60 de largura e 60 de profundidade); não é recomendado plantar dentro de tubos e latas; para amarrar o tronco, use apenas elásticos e não arrames, porque eles enforcam a árvores; escolher árvores de porte baixo ou médio para as calçadas.
Com relação à poda, o presidente da Podaarte disse que precisa acontecer assim que a árvores começar a crescer. “É o podador que determina o valor que será cobrado por cada árvores e somente os cadastrados na Prefeitura podem fazer o serviço, eles têm capacitação para o serviço, que requer conhecimento técnico e prático”.
“A poda, para ser bem feita, deve eliminar os galhos inferiores que se encontram fragilizados (mortes ou enfraquecidos) por estarem sob a sombra dos galhos superiores, bem como, a remoção das pragas. A poda é importante porque alivia o peso, criando furos por onde o vento passa sem provocar muito efeito de alavanca. E também não impede a passagem de caminhões”, explicou Vagner.
Para mais informações:
Podaarte
Rua João Vilar Pontes, 3479, terminal rodoviário
Telefones: 9231-2565 e 3046-2532