Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O conselheiro tutelar Thiago Augusto Francisco foi eleito vice-presidente da Actesp (Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo). A eleição aconteceu ontem na Associação Antialcoólica, dentro do cronograma do 20.º Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo. O encontro reuniu os respectivos profissionais de 30 cidades da região, para debater desafios de atuação. Esta é a primeira vez que Votuporanga tem um representante na Actesp.
A presidente é Maristela Amaral Freitas, que assume no lugar de Vitor Pegler. Ela concorria ao cargo com uma concorrente. Maristela e Thiago receberam 91 votos; a outra, 49.
Em entrevista ao jornal A Cidade, a presidente agradeceu aos votos recebidos na região de Votuporanga, pedindo que a classe esteja unida e possa cobrar por seus direitos. De início, já agendou para a segunda quinzena de janeiro de 2013, a primeira reunião frente à sua presidência na entidade.
Ela contou que foi conselheira tutelar por cinco anos na região de Vila Prudente, em São Paulo. Entre suas metas de trabalho está a formação de um núcleo com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para que o Conselho Tutelar possa contar com respaldo destes profissionais, além de melhorar a lei 12.696, que dispõe sobre os direitos sociais dos Conselheiros Tutelares.
Tiago disse que a intenção foi fazer uma chapa mista para que a região de Votuporanga tivesse sua representatividade. Ele contou que ainda existem Conselhos que não possuem estrutura física para trabalhar e nem veículo próprio. “Tem cidade que tem que fazer a averiguação de denúncia à pé”, disse. Ele também disse que pedirá apoio aos deputados estaduais e federais, em prol de sua classe.