Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
As aulas do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) começaram em Votuporanga no primeiro semestre de 2011 e foram transferidas para o prédio novo, localizado na avenida Jerônimo Figueira da Costa, Pozzobon, na última semana de junho daquele ano, com dois cursos, Edificações e Manutenção e Suporte a Informática, com duração de dois anos, estes cursos terminam no próximo mês, formando 60 estudantes.
O Instituto Federal funcionou temporariamente, por um semestre, na Escola Municipal Professor Faustino Pedroso, com prédio emprestado pela Prefeitura até que o IFSP ficasse pronto.
Os cursos de Edificações e Manutenção e Suporte a Informática são concomitantes e subsequentes, isso quer dizer que ao mesmo tempo que faz o técnico, o estudante também cursa o ensino médio em outra escola. Para se inscrever, o aluno precisa estar, no mínimo, no segundo ano do ensino médio.
André Luís Gobbi Primo, gerente educacional do IFSP, falou sobre os dois cursos que terminam no final deste ano. “Quem faz Edificações estará pronto para trabalhar na construção civil, com conhecimento das teorias das estruturas, habilidades para desenho técnico e a construção em si. O mercado está bem aquecido nesta área”, disse.
Já que faz Manutenção e Suporte a Informática, “estará apto a trabalhar com a manutenção de computados, em questão de hardware, desenvolvimento de software e estruturação de redes”.
André explicou que antes da escolha dos cursos para Votuporanga, houve um estudo das áreas que mais precisavam de profissionais na cidade e região. “Nas duas áreas, os profissionais devem ganhar em torno de R$1.500 a R$2.000”, disse.
Muitas pessoas que atuavam em construção civil procuraram o curso em busca de aperfeiçoamento. Além das questões práticas e teóricas, o ensino no Instituto Federal oferece ainda noções de empreendedorismo.
“Para nós do Instituto Federal, é muito satisfatório, como escola, universidade, ver a conclusão das primeiras turmas. O grupo de professores também se sente muito contente, porque viu os alunos crescendo, aprendendo e se tornando profissionais. Nós vemos o estudante como pessoa, vamos querer ter contato com eles para o resto da vida”, ressaltou.
As aulas seguem até o dia 20 de dezembro e, em fevereiro de 2013, haverá uma solenidade de formatura das primeiras turmas do IFSP em Votuporanga.