O evento em Votuporanga acontece de 19 a 24 e pretende promover discussão e propor reflexão
Da Redação
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Creas, realiza em novembro a Semana de Combate a Violência Contra a Mulher, data lembrada internacionalmente no dia 25. O evento em Votuporanga acontece de 19 a 24 e pretende promover discussão e propor reflexão a respeito da violência doméstica e de gênero, de forma que isso possa resultar na reprodução de conhecimento.
Durante a semana, diversos locais privados e públicos receberão panfletagem nos períodos da manhã, tarde e noite. “Vamos divulgar o Creas e o seu serviço voltado para a mulher vítima de violência, conceituar e esclarecer o que é violência doméstica e pontuar os órgãos colhedores de denúncias e o trâmite por onde perpassam essas denúncias”, destaca a coordenadora da unidade, Iara Rosane da Costa.
O evento também propiciará o comprometimento e a responsabilidade da sociedade no combate. “É preciso promover a articulação local para o aprimoramento dos métodos, pois toda a comunidade precisa ser parceira e solidária nesse processo da violação de direitos humanos que afrontam o desenvolvimento integral das mulheres”, argumenta Iara.
A coordenadora explica que a violência de gênero se caracteriza por ser uma reprodução sociocultural de preconceitos, determinados por uma formação cultural basicamente machista. “As relações são alicerçadas principalmente por relações de poder, pois geralmente as relações pressupõem a submissão feminina. Acreditamos que a construção e a transmissão de conhecimentos que visem o combate à violência de gênero podem contribuir para que a realidade se converta em maior igualdade entre homens e mulheres”.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é vinculado a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Votuporanga. O evento também conta com o apoio das Secretarias Municipais da Saúde e de Educação, Cultura e Turismo, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Departamento de Trânsito e Policia Militar.
O Creas, implantado desde 2006, tem o objetivo de buscar a garantia dos direitos da população votuporanguense. “Buscamos em nossos serviços a proteção às vítimas de violência e a indivíduos que tenham seus direitos violados, diante deste contexto, ampliando desde outubro de 2010, o serviço também à Mulher Vitima de Violência, desenvolvendo a auto-estima ou construindo os vínculos familiares deste público alvo”.
Outras informações pelo telefone (17) 3423-3673 ou (17) 3421-6892. O CREAS está situado na rua Tocantins, 3702, no Bairro Santa Elisa.