Da Redação
Cerca de 50 alunos do 1º ao 5º ano da Educação de Tempo Integral do CEM “Prof. Faustino Pedroso” de Votuporanga participaram na tarde de ontem (6/11) da Vivência de Capoeira com o mestre Aloisio Nicolau Costa, o mestre Canseira, e com a contramestra Lena (Maria Madalena Moreira).
Segundo a contramestra Lena, durante a vivência foi trabalhado a musicalização dos instrumentos da capoeira (berimbau, atabaque e pandeiro), o contexto histórico e cultural da modalidade desportiva (o jogo, a roda) e atividades lúdicas com referência ao tema. “A história da capoeira se mistura com a história do Brasil, pois temos relatos da modalidade que datam em meados de 1.600”, argumentou a contramestra Lena.
As aulas de capoeira compõem as atividades da disciplina de Educação Física desenvolvidas pela contramestra Lena dentro do projeto da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga para os alunos da Educação de Tempo Integral. A Vivência contou com o apoio da direção, coordenação e professores da unidade escolar. “Os professores das demais disciplinas e a direção da escola nos ajudou muito na organização e realização da aula, o que contribuiu para o sucesso da vivência”, destacou a contramestra Lena.