Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto fará um concerto didático no próximo sábado
Da Redação
A abertura oficial do I Festival de Música Clássica de Votuporanga acontecerá na segunda-feira, dia 19 de novembro, às 20h30, no Centro de Convenções e contará com a apresentação da Orquestra Jovem de Votuporanga. O evento é gratuito.
Segundo a proponente do projeto, Marinês Manhani de Lima, o I Festival de Música Clássica de Votuporanga tem como objetivo divulgar e incentivar a audição de música clássica e realizar oficinas de formação cultural, capacitando profissionais da música e interessados em relação à instrumentalização.
Durante toda a semana acontecerão oficinas para os seguintes instrumentos: violoncelo, viola de arco, violino e contrabaixo com direção musical de um regente e acompanhamento de piano. As oficinas acontecerão no Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Votuporanga nos períodos da manhã (das 8 às 9h30 e das 10h às 11h30) e à tarde (das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30).
O evento é patrocinado pela Noble Bioenergia e conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura, através do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) ICMS, e parceria da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo.
Apresentações
No segundo dia do Festival, na terça, dia 20, é a vez da Musicale Escola de Artes se apresentar no palco do auditório “Tenente Mário Bernardes”, no Centro de Convenções.
Na quarta (21/11), o espetáculo fica por conta da Corporação Musical “Zequinha de Abreu” e seu repertório eclético. No dia 22, quinta-feira, é a vez dos músicos Ivete Bataglia, Tom Fabiani e Aloysio Becker representarem a Escola de Ensino Artístico Santa Cecília de Votuporanga com uma bela apresentação. Já na sexta (23/11), quem sobe ao palco do Centro de Convenções para fazer uma homenagem a Luiz Gonzaga, é o músico Márcio Zarsi. Todas as apresentações acontecerão no Centro de Convenções.
No sábado (24/11), serão duas apresentações, às 18 horas, o Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto fará um concerto didático abordando a origem e o desenvolvimento dos instrumentos de cordas e às 21 horas, a Orquestra Maestro Saulo Schneck e Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto voltam ao palco do Centro de Convenções para nova apresentação juntamente com os participantes das oficinas. Todas as apresentações acontecerão no Centro de Convenções, às 21 horas.
O encerramento do Festival acontecerá no domingo, dia 25 de novembro, com a apresentação da Orquestra Tatuí Jazz Sinfônica, às 21 horas, no Assary Clube de Campo. Os ingressos para as apresentações devem ser retirados na bilheteria do Centro de Convenções (de segunda-feira até o sábado) e no Assary, no domingo, a partir das 16 horas. Todas as apresentações são gratuitas.