Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga terá um projeto inovador, o Parque da Represa Marinheirinho. O espaço será em uma área que ocupará em torno de 35 hectares, com áreas de lazer, pista de caminhada, ciclovia, quadras poliesportivas, quiosques e grande área de preservação ambiental, incluindo o Horto Florestal que poderá até ser transformado em Jardim Botânico.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Gustavo Gallo Vilela, o projeto está em fase adiantada e será finalizado neste ano, com previsão de inicio das primeiras intervenções em 2013, após os licenciamentos ambientais.
Gustavo contou que a proposta surgiu, principalmente, pela carência de áreas de lazer. “O Parque além de suprir essa carência vai proteger a represa da pressão antrópica. A concepção do parque é toda em cima da conscientização e educação ambiental, o munícipe vai ser naturalmente incentivado a preservar o local e terá contato direto com a natureza. O Parque será aberto ao público”, finalizou.
Horto
Enquanto o Parque não está pronto, uma das alternativas de lazer de Votuporanga é o Horto. É aberto à população de segunda a sexta das 7 às 17h. Se preferir, o munícipe pode agendar sua visita ou de seu grupo com a equipe da Saev Ambiental, que enviará um técnico que vai monitorar as questões ambientais. Basta entrar em contato com a Divisão de Meio Ambiente da Saev Ambiental, pelo telefone (17) 3405-9195.