A auditoria foi acompanhada pelo promotor, a juíza eleitoral e o chefe do Cartório
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O Cartório Eleitoral de Votuporanga promoveu ontem, às 17h, a auditoria das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de domingo, dia 7. Na auditoria foi verificada a funcionalidade do software, conferência da listagem dos candidatos e feita simulação de votação.
Ivan Oliveira de Sousa, chefe do Cartório Eleitoral, estava acompanhado do o promotor de justiça, Eduardo Martins Boiati, e da juíza da 147ª Zona Eleitoral de Votuporanga, Carolina Marchiori Bueno Cocenzo.
A auditoria é realizada por amostragem e foi testada uma urna por cada município da Comarca, Votuporanga, Parisi, Álvares Florence e Valentim Gentil.
A função desta atividade é assegurar transparência ao processo eleitoral. Isto foi feito em todos os municípios. Após os testes, as urnas são zeradas, ou seja, nenhum voto dado na simulação fica registrado na urna.
Concluídos os trabalhos, as urnas ficam armazenadas no cartório eleitoral. Posteriormente, os funcionários irão distribuí-las e realizar a conferência visual de cada equipamento.