Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga irá inaugurar uma nova escola no próximo mês. O Cemei (Centro de Educação Municipal Infantil) Floriano Marzochi será entregue no dia 22 de novembro. A informação foi da secretária de Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godói, durante audiência pública na Câmara Municipal ontem.
Eliane contou que a unidade educacional já está em funcionamento. “É uma escola muito bonita. Conseguimos verba do governo federal para o Cemei. Tivemos dois projetos aprovados, mas para a outra instituição não liberou o recurso”, disse.
O Cemei Floriano Marzochi conta com salas amplas, refeitório, parte coberta. “Ficou bem bonito o espaço, vamos ampliar o atendimento a partir de 2013 com contratação de profissionais”, emendou.
A Prefeitura está ampliando o “Neyde Tonnani”, “Orozimbo Furtado Filho” e “Orozília do Carmo Ferreira”.
Atendimento
A secretária ressaltou que o número de crianças atendidas aumentou. Somente neste ano, o reajuste foi de 335 alunos.
Em dezembro de 2008, eram 869 alunos. Agora, são 1650 crianças de 0 a três anos. Já na faixa etária de quatro a cinco anos, atualmente são 1407, 315 a mais do que em 2008 “Esta quantidade vai aumentar ainda mais. Iremos contratar novos servidores e elevar as vagas do Marzochi”, ressaltou. A ampliação do Orozilia está prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2013. Além disso, duas creches novas serão construídas.
Natal
Sobre Natal, Eliane contou que haverá decoração nos seguintes locais: rua Amazonas, praça da Matriz voltada para as crianças, Pozzobon, na praça São Bento, Pernambuco, Estação e Santa Luzia. “Não temos condição de ampliar para outros espaços. Não dá para fazer porque temos limitações orçamentária e física”, afirmou.
Ela explicou que foram aproveitados enfeites do ano passado. “Todo trabalho com garrafa pet nós fazemos a revitalização, uma roupagem nova para que possa reaproveitar”, emendou.
Festival
O vereador José Carlos Leme de Oliveira questionou a realização de um festival para a descoberta de novos talentos. A secretária contou que será realizado em novembro, o evento da música clássica. Neste ano, foi promovido o de rock. “A ideia que tenha um festival só para ajudar as modalidades. É a oportunidade dos talentos se valorizarem”, disse.
Biblioteca municipal
Eliane também apresentou dados sobre a visitação da Biblioteca Escolar Central. Foram 2.360 pessoas que frequentaram o local neste ano. Ao todo foram 1.655 empréstimos e 1312 inscrições de novos sócios.
Ela explicou que a biblioteca conta com um sistema digital para organizar as obras. “Fizemos o cadastramento dos livros locais e teremos acesso a outras bibliotecas, onde poderemos pegar emprestado e destinar para o votuporanguense”, finalizou.