Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga irá reunir cerca de 300 pessoas na Câmara Municipal para o 2º Encontro Nacional dos Grupos do Facebook de Combate a Corrupção nos dias 22 e 23 de setembro. O evento ocorrerá das 8 às 17 horas, sob a coordenação do BCCI (Brasil Contra a Corrupção e Impunidade).
Serão discutidas sugestões para que uma pauta de estratégias e lutas contra corrupção seja elaborada. Além disso, será analisado o registro do estatuto da BCCI.
Segundo o representante da entidade, José Carlos Oliveira Destro, o primeiro encontro foi em Goiânia, no dia 27 de março. Agora, Votuporanga receberá visitantes de Brasília, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. “O evento seria em São Paulo, mas conseguimos trazer para o município. É uma discussão apartidária, visando acabar com a corrupção”, ressaltou em entrevista ao jornal A Cidade. A programação ainda não está totalmente fechada.
A corrupção política é o uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimos. Desvio de poder do governo para outros fins, como a repressão de opositores políticos e violência policial em geral, não é considerado corrupção política. Nem são atos ilegais por pessoas ou empresas não envolvidas diretamente com o governo. Um ato ilegal por um funcionário público constitui corrupção política somente se o ato está diretamente relacionado às suas funções oficiais.
As formas de corrupção variam, mas incluem o suborno, extorsão, fisiologismo, nepotismo, clientelismo, corrupção e peculato. Embora a corrupção possa facilitar negócios criminosos como o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e tráfico de seres humanos, ela não se restringe a essas atividades.
Os organizadores querem que a corrupção seja classificada como crime hediondo, para que as penas sejam mais duras. Em redes sociais, mais de 14 mil pessoas já assinaram para que o projeto de lei do Senado , que insere o inciso VIII no art. 1º da Lei nº 8.072/90 (Lei dos crimes hediondos) para estabelecer como crimes hediondos a concussão, a corrupção passiva e a corrupção ativa, entre em vigor.