Da Redação
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votuporanga, por meio do Serviço de Assistência Especializada, SAE, inicia nesta sexta-feira, o projeto “Juventude Protagonista”. O evento tem como objetivo desenvolver um trabalho com a população jovem para que estes se tornem protagonistas das suas histórias, no qual, os participantes terão um dia de interação com troca de experiências e vivências sobre o tema HIV/Aids.
O encontro será realizado na Microlins, das 8 às 17h com um grupo de aproximadamente 50 jovens entre 15 a 17 anos, sendo quatro alunos de cada instituição de ensino pública e privada do município. O interesse de desenvolver o trabalho com a população jovem surgiu a partir da participação de funcionários do SAE no V Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/Aids, sediado em Manaus, em maio de 2011.
O coordenador e idealizador do “Juventude Protagonista”, Bruno Pereira da Silva, explica que a ação pretende oferecer um novo repertório ou modelo para ser seguido de trabalho. “Visando que a juventude é uma fase da vida de descobertas e escolhas, podendo essas influenciar ou definitivamente modelar a vida de uma pessoa, mesmo que ainda muito jovem, seja pela contração de uma DST ou até mesmo exposição às drogas, precisamos nos aproximar dos jovens e entender quais os motivos que estão levando-os a tais atitudes”.
Durante o evento, o jovem terá o direito de interagir com outros jovens, expressar-se sobre frustrações, esclarecer dúvidas e até mesmo contar sua história ou realidade de vida. “Ele será incentivado a manifestar-se conforme suas habilidades e trabalhará em cooperativismo com o grupo, também formado por outros jovens. A oficina será dividida em duas fases, sendo a primeira a realização de dinâmica de interação e a segunda a aplicação das habilidades de cada jovem para a concretização de um fanzine, abordando temas de interesse deles próprios”, destaca o coordenador.
Todo o participante sairá com um exemplar do fanzine elaborado no dia da oficina e com certificado do encontro. O projeto “Juventude Protagonista” conta com o apoio da Microlins e Unitrans e recebe orientações da psicóloga do Programa Redução de Danos da Values, Carol Godói Hampariam. Outras informações podem ser obtidas no Serviço de Assistência Especializada, que fica na rua Tibagi, 2882, Vila Saúde. A unidade atende pelo telefone (17) 3405 1584.