Da Redação
Começa amanhã o novo calendário de coleta de lixo reciclado da Coopervinte (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis) em Votuporanga. Entre os bairros onde a cooperativa passará sempre de segunda-feira estão Bairro do Café, Vila Marin, Vale do Sol, Jardim Alvorada, Bom Clima, Marão e São Cosme. Além da mudança no calendário, os catadores não baterão de porta em porta como era feito antes, portanto, a orientação é para que os moradores se informem quanto ao dia em que a coleta será feita no seu bairro e coloquem o lixo em frente à residência, assim como é feito com o lixo coletado pela Converd. Vale ressaltar que a coleta inicia sempre às 7h30.
Para garantir a destinação correta aos recicláveis, o novo calendário elaborado pela Coopervinte levou em conta o calendário praticado pela Converd, sendo assim, não acontecerá das duas coletas acontecerem em um mesmo dia. “Isso facilita não só o trabalho da coleta como garante que os recicláveis que cada morador juntou realmente sejam destinados à cooperativa”, afirmou o secretário de Assistência Social da Prefeitura de Votuporanga, Egmar Marão Alfagali.
A cooperativa retira do meio ambiente centenas de produtos que, após serem coletados, são destinados para a reciclagem de forma correta e sem causar danos à natureza. Vidro, papelão, isopor, papel e plástico estão entre os materiais com maior volume recolhido. A Cooperativa também coleta utensílios domésticos, como roupas, sapatos, panelas, entre outros. Todo o recurso arrecadado com a destinação dos recicláveis são divididos entre os 28 catadores que integram, atualmente, a cooperativa.
A unidade é vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social com apoio da Saev Ambiental. Para mais informações sobre a coleta pelos telefones (17) 3423-5872 (unidade da região Sul) ou 3423-5220 (unidade da região Norte).