O Cartório Eleitoral de Votuporanga já realizou 213 segundas vias até a última sexta-feira
Andressa Aoki
Termina no próximo dia 27 de setembro, o prazo para os eleitores solicitarem a 2ª via do título eleitoral dentro do seu domínio eleitoral. Se você perdeu o título, foi furtado ou roubado, compareça ao Cartório Eleitoral onde é inscrito, levando os seguintes documentos: cédula de identidade ou certidão de nascimento ou casamento ou carteira profissional (o novo modelo de passaporte não é válido como documento de identificação para fins eleitorais, por não conter dados referentes à filiação); comprovante de votação ou justificação que possuir.
O Cartório Eleitoral de Votuporanga já realizou 213 segundas vias de maio até a última sexta-feira. O mês que houve mais procedimentos foi em agosto, com 57 pedidos.
Justificativa
O chefe do Cartório Eleitoral, Ivan de Oliveira Sousa, pediu para que os eleitores que forem justificar este ano, que compareçam no órgão para retirar o formulário. O requerimento deve ser devidamente preenchido e entregue no dia da votação.
A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, se deixou de votar no primeiro e no segundo turnos do pleito, terá de justificar sua ausência para o primeiro e para o segundo, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles.
No dia do pleito, basta que a pessoa, portando o título eleitoral e um documento oficial de identificação com foto, entregue o Requerimento de Justificativa Eleitoral devidamente preenchido na seção onde vota.
O eleitor pode justificar a ausência às eleições tantas vezes quantas forem necessárias, mas deve estar atento a eventual realização de revisão do eleitorado no município onde for inscrito, o que poderá levar ao cancelamento de seu título eleitoral.