Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com..br
A Apta de Votuporanga realiza o ciclo de palestras durante todo o dia de hoje. Serão apresentadas informações e técnicas sobre a produção de tilápias juvenis, no auditório do Pólo Noroeste Paulista, localizado na rodovia Péricles Belini, quilômetro 12.
O evento tem a coordenação é de Daniela Castellani e Eduardo Gianini Abimorad e conta com o patrocínio de Noble Bioenergia, Guabi, Têxtil Sauter, Sansuy, Piscicultura Aracanguá, PA Laboratório de Águas, além do apoio da Cati.
A programação começa a partir das 8h, com Alceu Veiga Filho, diretor do Departamento de Descentralização do Desenvolvimento – Apta/SAA; e com o superintendente federal da Pesca e Aquicultura do Estado de São Paulo, representando o Ministério da Pesca e da Agricultura (MPA), Antônio Carlos Diniz.
Às 9h, a zootecnista Thais Gornati Gonçalves (S3 Piscicultura) abordará a reversão sexual de tilápias sem hormônio e, na sequência, Ademir Calvo Junior (da Unesp Botucatu) falará sobre a produção de juvenis de tilápia em viveiros escavados e em bolsões no tanques-rede (comparação das técnicas).
Após o intervalo da manhã, o biólogo Emerson Esteves (Peixe Vivo Aquacultura) ministrará palestra sobre a logística e o transporte de juvenis de tilápia.
Haverá uma mesa redonda ao meio-dia com os palestrantes, coordenada por Antônio Fernando Leonardo (Apta Vale do Ribeira). Depois disso, acontecerá o encerramento.