Um grupo de servidores municipais de Votuporanga concluiu recentemente um dos cursos de pós-graduação mais concorridos ofertados pelo Pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Votuporanga, a Especialização em Gestão Pública Municipal, da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia.
Além de agregar conhecimento aos funcionários, que aprenderam como funcionam todos os setores do Poder Público, o curso ainda proporcionou grande melhoria no serviço prestado à população. “Ao estudar as receitas do município tivemos a oportunidade de analisar e rever alguns pontos em que podemos melhorar”, afirmou a diretora do Departamento de Receita Tributária da Secretária de Finanças da Prefeitura, Sandra Lamana Kanso, que, ao final do curso, apresentou seu Trabalho de Final de Curso voltado para a área em que atua, junto a outros colegas de trabalho, com o tema “Acompanhamento da evolução da receita própria do município de Votuporanga”.
“Optamos por trabalhar o tema do TCC em cima da realidade do município e, apesar da experiência que a gente tem de longa data, verificamos que ela deve ser aliada ao conhecimento, pois as mudanças acontecem com muita rapidez e na gestão pública não é diferente. Vimos que apesar das melhorias alcançadas na nossa área de atuação existe sempre um jeito de se fazer a mesma coisa só que de forma melhorada”, contou o diretor de divisão da Receita Imobiliária, João André, que também concluiu a especialização.
O curso foi oferecido gratuitamente na modalidade à distância e integra o Programa Nacional de Formação em Administração Pública que visa, de modo geral, estimular a melhoria da performance do servidor e da qualidade dos serviços públicos prestados à população. Dentro deste programa também foram ofertados os cursos de Gestão Pública e Gestão em Saúde, que também tiveram adesão de diversos servidores municipais. “Estes cursos contribuem de forma consistente na qualificação dos gestores públicos e, através do Pólo de Apoio Presencial da UAB, a população de Votuporanga e região pode ter acesso gratuito e contar com uma estrutura adequada para assessorar os alunos nos momentos presenciais dos cursos oferecidos na modalidade do ensino a distância”, explicou a coordenadora do Pólo de Votuporanga, Mara Regatieri.
“Por ser um curso à distância é exigida muita disciplina dos alunos e também é muito complicado, mas como estávamos em um grupo de pessoas que trabalham juntas, um motivava o outro, isso foi muito bom. Foi uma novidade aprender na plataforma porque eu nunca havia feito um curso dessa forma. Sem contar o fato de voltar a estudar que também nos dá mais ânimo até para trabalhar”, explicou outra aluna e responsável pelo setor de Compras e Licitação da Prefeitura de Votuporanga, Andrea Laridondo Zucareli Santana.
“Desde quando concluí minha graduação, em 89, não havia voltado a estudar, então essa oportunidade foi muito válida para mim, principalmente ao se tratar de uma universidade deste porte e o curso ainda sendo gratuito”, afirmou Sandra.
“A facilidade maior é que o curso é inteiramente sem custos, só basta boa vontade. A cidade evoluiu muito nos últimos anos e a gestão deve acompanhar e se adequar a esse desenvolvimento e nós diretamente envolvidos na gestão devemos buscar também a qualificação profissional exigida”, concluiu João André.
LEG: Oportunidade proporcionou melhoria no serviço prestado à população além de agregar conhecimento ao funcionalismo público municipal
Embora a metodologia EAD permita com que os alunos estudem de casa, em qualquer horário e dia, a assistência oferecida no Pólo da UAB também é utilizada por muitos, não só nos encontros presenciais. João André contou que preferia estudar na unidade porque lá encontrava mais tranquilidade. “Precisa de concentração e o ambiente de casa às vezes não permite, chega visita, telefone, entre outras situações. Como no Pólo existe uma estrutura bem montada com vários computadores e sala ampla com ar condicionado propicia melhor aproveitamento do tempo”.
O secretário de Finanças da Prefeitura, Oscar Guarizo, disse estar muito contente de ver os servidores de sua Secretaria interessados em adquirir mais conhecimentos. “O mais importante de tudo é que todos fizeram o curso por iniciativa própria, isso representa o engajamento de cada um não só com o exercício de suas atividades mas com a Prefeitura de forma geral. Quem ganha com isso é o próprio munícipe que recebe um atendimento mais especializado e serviço de qualidade”.
O Polo UAB de Votuporanga fica na Rua Pernambuco, 1736 – Vila Muniz, e atende pelo telefone (17) 3422 8839. Mais informações sobre os cursos oferecidos na unidade pelo site www.votuporanga.sp.gov.br/uab.