O projeto de Ciência e Tecnologia envolvendo Robótica foi implementado na escola neste ano
A Escola Dinâmica inaugurou na sexta-feira, 3 de agosto, a sala especial de robótica. Que pretende, segundo a diretora pedagógica, Hiroko Katayama Nakamura, incentivar o raciocínio lógico e a investigação científica.
O projeto de Ciência e Tecnologia envolvendo Robótica, apresentado pelo professor Ricardo Conde, foi implementado na escola neste ano.
De acordo com Hiroko, sem que percebam, os alunos se familiarizam com o método científico, criam hipóteses diante dos problemas que vão surgindo e testa-as. “Entendemos que é uma metodologia indispensável para a evolução do processo de ensino aprendizagem, pois esse projeto faz com que todas as disciplinas se integrem para a resolução de situações problemas.”.
A coordenadora pedagógica, Telma de Carvalho, diz que está surpresa com o envolvimento dos alunos nesse projeto, pois, com pouco mais de quatro meses após o início de sua implementação, os alunos já participaram de um torneio mundial, o “MOONBOTS 2012”, representando o Brasil e Votuporanga com duas equipes de robótica: “LUNARBOTS” e “DINABOTS”, coordenados pelos professores Ricardo Conde e Diego da Silva Rico Nunes. Participam do torneio 147 equipes de 22 países. O tema desse ano está relacionado com a importância da preservação da Lua para a raça humana, sendo um evento que visa inspirar a ciência e a tecnologia entre as crianças.
Mais detalhes da competição do “MOONBOTS 2012 Challenge” podem ser vistos no site HTTP: // moonbots.org.