Programa proporciona, aos alunos, a oportunidade de conhecer um pouco mais da história
Da Redação
Pelo quarto ano consecutivo, o Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”, de Votuporanga, foi contemplado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo e Diretoria de Ensino de Votuporanga, para receber incentivos do programa “Cultura é Currículo”. O programa proporciona, aos alunos das escolas da rede estadual de ensino do município, a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da cidade, através de exposições e objetos existentes no acervo do local.
A assinatura do convênio de parceria com a FDE foi assinado pela secretária da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi, no mês de maio e visa atender cerca de 1,4 mil alunos em visitas guiadas distribuídas proporcionalmente até o próximo mês de outubro. O programa teve início no último dia 21 de agosto e acontece diariamente em horários pré-agendados. Ontem, cerca de 45 alunos da Escola Estadual “Dr. José Manoel Lobo” participaram do projeto.
Segundo o responsável pelo setor de Museus e Patrimônios Históricos da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Evandro Junior Ferreira da Silva, na região, somente o Museu Municipal de Votuporanga e o Museu Arqueológico de Ouroeste possuem infraestrutura necessária para receber o programa do Estado. “Receber o ‘Cultura é Currículo’ é extremamente importante, a FDE por meio da Diretoria de Ensino de Votuporanga, proporciona um aprendizado diferente e interativo por meio do acervo do Museu, onde através de fotos, objetos, mobiliários e esculturas, a cultura, história e memória da cidade das ‘brisas suaves’ são reveladas”, enfatiza Silva.
O Museu Municipal de Votuporanga atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. A visitação é gratuita. Informações e agendamento de grupos e escolas através do telefone (17) 3422 4451. O espaço cultural está instalado dentro do Ecotudo Sul, no antigo complexo algodoeiro Matarazzo, localizado na Av. Conde Francisco Matarazzo, 1793 – Palmeiras I.