Da Redação
A Campanha de Multivacinação para crianças até cinco anos de idade foi prorrogada para até 31 de agosto. Em Votuporanga, a campanha é uma realização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, que já distribuiu 476 doses. As vacinas continuam disponíveis de segunda até sexta, das 8h às 17h em todas as unidades de saúde de Votuporanga, incluindo a Vila Carvalho e na própria Secretaria.
A enfermeira responsável pela imunização, Danieli Fortilli, explica que o novo prazo é em virtude de atingir um maior número de crianças que estejam com doses atrasadas. “Dessa forma, podemos garantir o objetivo da vacina, que é atender as crianças que estão com o esquema de vacinação em atraso, ou em idade oportuna para tomá-la”, ressalta.
Danieli justifica que com a campanha é possível ter uma melhor cobertura vacinal e dessa forma, prevenir diversas doenças. “Mas para isso é de extrema importância que os pais ou tutores fiquem atentos com a falta de qualquer vacina que o filho não tenha tomado, e se preciso, comparecer munidos da carteirinha de vacinação na unidade mais próxima e proteger a crianças de possíveis doenças”, alerta a enfermeira.
Entre as vacinas disponíveis estão a da pólio, hepatite B, tetravalente (imuniza contra a difteria, tétano, coqueluche), rotavirus, pneumococo 10-valente, meningococo c, tríplice viral (imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola), febre Amarela, e outras. Mais informações podem ser obtidas no setor da Vigilância Epidemiológica que fica na Secretaria da Saúde, situada na rua Santa Catarina, 3890, telefone (17) 3405 9784.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu indicar aos municípios paulistas a prorrogação da campanha de multivacinação para crianças menores de cinco anos em todo o Estado. O objetivo é colocar em dia a imunização de 2,9 milhões de paulistas nessa faixa etária.
Até o momento, segundo dados informados pelas secretarias municipais de Saúde, 1,4 milhões de crianças foram levadas às salas de vacinação.