Da Redação
O Ambulatório Médico de Especialidades de Votuporanga (AME-Votuporanga) recebeu a maior nota – 84,62 pontos – entre 14 unidades ambulatoriais já avaliadas no Estado utilizando o roteiro customizado de autoavaliação do CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar), projeto da Secretaria de Estado da Saúde.
Devem passar pela autoavaliação 40 AMEs de todo o Estado e oito hospitais localizados na capital. Até agora 14 AMEs foram avaliados, entre eles o de Votuporanga. A autoavaliação foi realizada seguindo o roteiro do CQH que analisa desde a documentação do ambulatório até estratégias, planos e resultados apresentados. Em seguida, os avaliadores realizaram visita às instalações da unidade, pontuando diversos itens, que incluem liderança, clientes, responsabilidade socioambiental, informações, processos, resultados, entre outros critérios.
A administração da Santa Casa de Votuporanga, responsável também pela gestão dos AMEs de Santa Fé do Sul e de Jales (que ainda serão avaliados), comemora o resultado obtido pelo ambulatório de Votuporanga. “A boa avaliação é resultado do excelente planejamento estratégico elaborado e do bom trabalho realizado, o que nos dá força para defender a necessidade, a importância e a função dos AMEs”, destaca o administrador do Complexo Mário César Homsi Bernardes.
Objetivo
A proposta da Secretaria de Estado da Saúde é incentivar a busca pela excelência dos processos internos e dos serviços prestados nas unidades ambulatoriais sob gestão de Organizações Sociais de Saúde (OSSs) e Entidades Parceiras, por meio do indicador valorado “Qualidade de Gestão”. Sendo que para o primeiro trimestre de 2012 a meta foi a implantação do Comitê de Qualidade na Unidade. No 2º trimestre a unidade passou por uma autoavaliação, respondendo ao roteiro do CQH, com pontuação por critérios e a somatória total (escala de 0 a 100).
O objetivo é que, a partir desta autoavaliação apresentada, sejam feitas melhorias nas unidades. “Ainda em 2012, frente ao resultado da primeira autoavaliação devemos desenvolver um plano de melhoria, e até o 1° trimestre de 2013 as ações oriundas deste plano deverão ser implantadas na unidade, visando sempre a melhoria da qualidade assistencial, ou seja, junto aos nossos pacientes”, finaliza Marilza Cardi, Gerente Administrativa do AME-Votuporanga.