Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A Votuporanguense conquistou na tarde de ontem a vaga para a quarta e decisiva fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. A classificação veio em uma partida difícil, muito disputada, onde o time comandado por China conseguiu vencer o Osasco que jogava dentro de casa por 1 a 0, com gol de Willian Baiano. O resultado deixou a Alvinegra com nove pontos e manteve a liderança do Grupo 14.
Mas não foi fácil. A Votuporanguense foi para a Grande São Paulo sabendo da qualidade da equipe do Osasco, única que não perdeu em 2012 jogando contra o CAV no Estádio Plínio Marin. O time mais local foi mais precisamente no campo ofensivo, marcou muito bem, mas apesar disso, as duas equipes criaram chances para vencer. Cairo, mais uma vez, foi um gigante no gol.
Quando a bola rolou, quem quase marcou foi o Osasco, que em cobrança de escanteio, por pouco não viu Romário marcar gol contra ao chutar a bola para trás, mas, ainda bem, a bola bateu na trave e saiu para escanteio. Mas foi a Votuporanguense quem se mostrou mais ofensiva e criou duas grandes chances de marcar antes dos 27 minutos, com Romário.
Aos 32 minutos, quem teve a melhor chance do primeiro tempo foi o Osasco. O lateral André puxou a bola pela linha de fundo, chutou para o gol, mas errou o chute e a bola sobrou para o camisa 10 Tales, que com toda a chance de marcar, acabou chutando pra fora. Já a Alvinegra, dominava o meio de campo, mas errava muito no último passe.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com muito sufoco para a Votuporanguense. Os donos da casa queriam a vitória em seus domínios. O atacante Ceará teve duas chances de marcar, mas Cairo fez milagres no gol do CAV. O Osasco adiantou a marcação e a Alvinegra teve como alternativa jogar no contra-ataque, e deu certo.
Aos 19 minutos, Romário, um leão em campo, recebeu a bola no campo de defesa e avançou em alta velocidade pelo lado esquerdo do campo. Com um fôlego invejável, o artilheiro do campenato colocou a zaga para correr, atraiu a marcação e tocou a bola parara trás. Willian Baiano dominou, escolheu o canto e fez explodir de alegria uma cidade inteira, que mesmo a mais de 500km de distância, estava com o ouvido colado no rádio ou ligada na internet, torcendo pela vitória. O 1 a 0 foi o suficiente para o time alvinegro mandar no jogo.
Antes de acabar a partida, a Alvinegra ainda teve a chance de ampliar com Marquinhos, mas o goleiro China defendeu. Também houve tempo para o Osasco acertar a trave de Cairo, mas foi só. Ao apito final do árbitro Raphael Claus, os jogadores do CAV se abraçaram e comemoraram a classificação.
Time de guerreiros
Aos microfones da Rádio Cidade, a única emissora que nunca abandonou a Votuporanguense, os jogadores exaltaram a raça e a determinação de cada atleta, essenciais para atingir a vaga. "Mostramos que o nosso time é de guerreiros. Agora, mais tranquilos, vamos vencer em casa também", afirmou o goleiro Cairo.
O zagueiro Alex também colocou em destaque a força de vontade do elenco, que buscou a classificação mesmo jogando fora de casa. "É o espírito da nossa equipe. sabemos que muita gente desconfiou do nosso potencial, mas fizemos um grande jogo. Nossa corrente não quebra e estamos mais vivos do que nunca", disse o zagueiro.
Ficha técnica:
Osasco 0 X 1 Votuporaguense
Osasco FC: China; Pedro, Ribeiro, Goiano, Wallace, André, João Paulo, Val Ceará, Tales (Tiago), Arley e Rener
Técnico: Paulo Cesar dos Santos
Votuporanguense: Cairo; Gabriel, Alex, Rufino e Neto Paulista; Sigmar,João Paulo (Marqwuinhos), , Willian Baiano (Fabão) e Uélison; Romário e Marcinho (Fabinho).
Técnico: China
CA: Pedro, Renatinho, Goiano, Val Ceará, Ribeiro (Osasco) / Alex (CAV)
Gol: Willian Baiano- 19 minutos do segundo tempo
Árbitro: Raphael Claus;
Assistentes: Marcio Jacob e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo;
Quarto árbitro: Danilo da Silva;
Local: Estádio Pref. José Liberatti, em Osasco
Data: 29 de agosto, às 15h