O município cumpriu a meta do governo e imunizou 4.333 crianças de 0 a cinco anos
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A campanha de vacinação contra a poliomielite em Votuporanga terminou ontem. O município cumpriu a meta do governo e imunizou 4.333 crianças de 0 a cinco anos, o que representa 96,48%. As informações foram da Secretaria de Saúde.
No Brasil, a campanha imunizou até mais de 13,1 milhão de crianças menores de 5 anos. O volume corresponde a 93% do total de 14,1 milhão de meninos e meninas nesta faixa etária em todo o país. Estados e municípios que não atingirem o objetivo têm autonomia para prosseguir com o atendimento à população por conta própria.
Até o momento, a maior parte dos estados já ultrapassou 90% de imunização. Entretanto, em oito unidades da Federação – Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso – as doses aplicadas ainda estão entre 84% e 89% da meta pretendida. De acordo com o Ministério da Saúde, em alguns desses locais há populações ribeirinhas e pessoas que vivem na zona rural, por isso tanto o acesso dos agentes de saúde às crianças quanto o repasse de informações ao órgão pode ser demorado. A estimativa é que algumas regiões só enviem balanços consolidados da vacinação nos próximos 15 dias.
A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados, e se multiplica no intestino, de onde se pode invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas continuam contaminando outras pessoas. Causa paralisia e deformações no corpo.