Da Redação
Há mais de 40 anos, Votuporanga conta com a autarquia municipal responsável pelo tratamento de água, esgotos e preservação do meio ambiente. Frequentemente, a Saev Ambiental é responsável por inúmeros investimentos em infraestrutura, equipamentos e projetos. Nos últimos anos, essa atenção também foi direcionada para recursos humanos.
O superintendente da autarquia, Marcelo Marin Zeitune, conta que a capacidade técnica da equipe ganhou muitos reforços com a contratação de engenheiros e profissionais de excelente qualificação profissional. Somente em 2012, foram selecionados, por meio de concurso, servidores com formação em engenharia elétrica, engenharia civil, engenharia agrônoma, em segurança do trabalho, engenharia sanitária e ambiental, arquitetura, geologia e química.
"Nunca tivemos na Saev Ambiental um time tão especializado, principalmente, na área de engenharia. Isso atende aos objetivos de modernizar o atendimento ao público, aperfeiçoar nossas técnicas e atender aos mais exigentes padrões de qualidade nas áreas de tratamento de água, esgotos e preservação ambiental".
O fato foi elogiado pelo conselheiro do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) durante visita na sede da autarquia na última quinta-feira (5/7). Luiz Antonio Dalto afirmou que poucas autarquias no Estado contam com um corpo técnico como o da Saev Ambiental. “As empresas têm, geralmente, químico e engenheiros civis. Aqui é bem mais completo e isso é essencial porque você dá qualidade na prestação de serviços. A população se sente segura e confia na instituição. Ter prática é muito bom, mas o conhecimento obtido em uma boa formação é fundamental”.
Dalto é Engenheiro, com especialização nas áreas Civil e Segurança no Trabalho, além de ser Técnico em Meio Ambiente. Ele explica que o CREA fiscaliza, controla, orienta e aprimora o exercício e as atividades profissionais das áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos Industriais de nível médio.
Planos
A contratação de engenheiros da Saev Ambiental busca ainda incrementar o quadro de funcionários envolvidos com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, em fase final de aprovação. A coordenação da equipe é feita pelos engenheiros Aldo Takao Okoti e Jesus Silva Melo. Outro campo de atuação envolve funcionários do setor de meio ambiente, coordenados pelo geólogo Gustavo Gallo Vilela, que estão iniciando o Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
Atualização
Além da contratação de técnicos, a Saev Ambiental investe em cursos de qualificação, como por exemplo o projeto Saev do Saber em parceria com a Unifev, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), entre outras. Pelo projeto, são oferecidas aulas gratuitas na sede da autarquia.
Proteção ao Trabalhador
Através da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho (CIPA), a segurança do trabalhador também é garantida com a disponibilização de equipamentos de proteção que cuidam da saúde e bem estar do servidor.