Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria de Saúde de Votuporanga está organizando o dia D contra a paralisia infantil.
Neste sábado, todas as unidades de saúde do município, consultórios municipais e zona rural disponibilizarão a vacina para as crianças menores de cinco anos.
A imunização também ocorrerá no supermercado Porecatu, localizado na avenida Brasil e na praça da Matriz. A vacinação acontecerá das 8 às 17h.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pretende imunizar 2,84 milhões de crianças contra a poliomielite (paralisia infantil) no próximo sábado. O número corresponde à meta de cobertura de 95% dos 2,99 milhões de paulistas menores cinco anos de idade, público-alvo da campanha de vacinação.
São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas.
A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados, e se multiplica no intestino, de onde se pode invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas continuam contaminando outras pessoas. Causa paralisia e deformações no corpo.
Sintomas
Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.