Da Redação
A Santa Casa de Votuporanga conta com uma UTI neonatal completa e atualizada – comparável aos grandes hospitais de referência – atendendo a cidade e toda a região. Junho é especial para o setor, já que foi neste mês, em 2007, que ocorreu a inauguração da UTI Neonatal. “De lá pra cá, já foram atendidos mais de 500 recém-nascidos, com baixíssimos índices de infecção e mortalidade – apenas 3,1 % e considerando os bebês que nascem com má formação congênita ou outros tipos de problemas que não têm relação com a UTI Neonatal – resultado do trabalho que toda a equipe, que é multidisciplinar e especialista em neonatologia, desenvolve com muito critério e atenção”, aponta a neonatologista Lara Galvani Greghi, Responsável Técnica pela Unidade.
Possuindo 10 leitos, sendo que sete são exclusiva e ininterruptamente ocupados por pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A Unidade conta com cerca de 38 profissionais especialistas trabalhando constantemente para a recuperação dos internados.
Um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que 15 milhões de bebês nascem antes do tempo por ano no mundo. O Brasil aparece em décimo lugar entre os países com maior número de partos prematuros, com 279 mil partos realizados antes da 37ª semana de gestação.
Quando isto acontece, nascem os prematuros, que são bebês ainda não totalmente preparados para a vida fora da barriga da mãe e que precisam de atenção diferenciada até conseguirem completar o desenvolvimento. Para casos como estes e também para os recém-nascidos em estado grave, existem as Unidades de Terapia Intensiva Neonatais, setor onde profissionais atuam para garantir a estabilização do bebê. Na Santa Casa a Unidade é mantida há cinco anos com uma equipe totalmente especializada.
Por se tratar de um serviço bastante complexo, “a UTI neonatal da Santa Casa de Votuporanga é um dos espaços que cuidamos com mais atenção, não só pelo que o serviço representa, como também pelo desafio de sustentar um atendimento de custos elevados, onde as despesas com a Unidade não são cobertas pela remuneração via SUS”, comenta Mário César Homsi Bernardes, administrador da Santa Casa. Lembrando que “o hospital preza pela humanização de seu atendimento, e garante todo o cuidado com os recém-nascidos que precisam de internação em uma UTI, compreendendo a delicadeza da situação dando suporte à família”, explica o Administrador.
Além dos médicos neonatologistas, na UTI neonatal da Santa Casa atuam também cirurgião, enfermeiros e técnicos, psicóloga, fisioterapeutas e fonoaudiólogo, com o objetivo de providenciar a recuperação dos recém-nascidos, preservar a vida e evitar riscos de infecção, “já que o índice de qualidade do serviço é medido pelo número de sobrevivência sem sequelas, principalmente entre os bebês de peso baixo, e na Santa Casa de Votuporanga há esta preocupação em deixar a criança saudável e sem qualquer sequela, além de atender toda a família que precisa acompanhar o processo junto da equipe”, salienta médica Greghi.