Andressa Aoki
Andressa@acidadevotuporanga.com.br
O diretor regional da Apas (Associação Paulista de Supermercado), Renato Gaspar Martins, esteve ontem – no Dia do Meio ambiente - no jornal A Cidade, para falar sobre sustentabilidade. Um dia depois da aprovação da lei municipal que prevê a distribuição de sacolas gratuitas, Renato falou sobre a ação da Apas que acabou com a distribuição de sacolas plásticas.
Segundo o diretor, em 60 dias, mais de 4 milhões de sacolas plásticas não foram descartadas em Votuporanga. “Distribuimos caixas de papelão gratuitamente. Antes comercializávamos o papelão, mas colocamos a disposição do consumidor. Não supre a demanda, mas todas as caixas são colocadas a disposição", afirmou.
Renato destacou que os supermercados também estão comercializando caixas de plástico a preço de custo. “Já foram vendidas duas mil caixas”, frisou. Ele disse ainda que os estabelecimentos não cobram taxa de entrega e estão prestando este serviço para aquelas pessoas que não têm condições de levar as mercadorias”, enfatizou.
O representante da Apas na região falou sobre dados da Converd, empresa responsável pela coleta de lixo de Votuporanga – que aponta que o volume de sacolas de lixo diminuiu. “Os catadores sentiram a mudança. Hoje, eles pegam 4,5 sacolas enquanto antes, eram 60,70”, explicou.
Renato afirmou que com a abolição das sacolas plásticas, os consumidores mudaram de comportamento. “As cooperativas coletam apenas ¼ dos materiais que podem ser reciclados. As pessoas precisam separar o lixo orgânico do retornável e as sacolinhas plásticas não são embalagens adequadas para isso. Os sacos de lixo necessitam ser escuros, com densidade maior”, destacou.
Ele recomenda o uso da sacola retornável. “Ela é mais duradoura que as oxibiodegradáveis e os consumidores optam por este tipo de embalagem”, frisou. Também há possibilidade de ser produzida uma sacola plástica para alimentos menores, comercializada por R$ 0,59.
Outra ação é o Guia Verde, que orienta os supermercadistas a reaproveitar a água das chuvas.
Exemplo
Renato afirmou que os supermercados deram pontapé inicial para reduzir o uso das sacolas plásticas. “Percebi que alguns estabelecimentos já estão reduzindo a utilização, nem deixam nos balcões”, ressaltou.
O presidente da Apas, João Galassi, participará do Rio+20, no dia 18, para participar de uma arena socioambiental de indução estatal para desenvolvimento ambiental.