Da Redação
Após avaliar o impacto do uso das sacolas nos supermercados, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) comprovou que nenhuma sacola descartável é recomendada aos consumidores preocupados com o meio ambiente, o que demonstra que a ecobag é a melhor opção para as compras.
O IPT apresentou o resultado dos testes feitos com quatro tipos de embalagens para comparar o processo de degradação. Por um período de 45 dias, pesquisadores analisaram sacolas oxidegradável, de amido de milho, de papel e a comum. Para tanto, simularam a condição de abandono das mesmas no meio urbano ao serem expostas a diferentes condições climáticas.
Foi comprovado que nenhuma das amostras apresentou bons resultados em termos de biodegradação, ou seja, de decomposição pelos microorganismos usuais no meio ambiente. O estudo avaliou o grau de gás carbônico liberado no momento que os microorganismos presentes na natureza se alimentam dos materiais. A sacola de papel liberou 41% de gases; a comum, 28%; a de amido de milho liberou 15% e a oxidegradável, apenas 2%.
O resultado reforça a campanha lançada pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), que prega o fim da cultura do descarte e a substituição das sacolas descartáveis por modelos reutilizáveis. “Priorizamos a reutilização do material. Por serem mais duráveis, as ecobags podem ser utilizadas muitas vezes. Temos que reeducar nosso setor e nossos consumidores para pôr fim à cultura do descarte”, afirma o presidente da Apas, João Galassi.
Bons exemplos - Grandes redes já haviam iniciado a substituição há dois anos, como é o caso do Carrefour. Lá, além da troca das sacolas descartáveis pelas reutilizáveis são promovidas ações pontuais, como por exemplo, concursos culturais para os consumidores criarem novas estampas das sacolas, doação de sacola reutilizável na compra de produtos, entre outras. Em vários países já não existe mais a sacola descartável.
A rede O Dia também foi uma das precursoras deste tema. Há 11 anos, quando a rede aportou no Brasil, já trouxe a experiência internacional de não distribuir sacolas descartáveis. Como ainda não havia a conscientização da população, eles passaram a distribuir as sacolas descartáveis (só em 2011, a rede, composta por 450 lojas no Estado de São Paulo, distribuiu cerca de 220 milhões de sacolas descartáveis). Hoje, retomaram o projeto original de sua chegada ao país por meio do apoio a campanha da Apas.
Campanha Apas - A campanha de conscientização da população quanto à substituição das sacolas descartáveis pelas reutilizáveis foi encabeçada pela Apas – Associação Paulista de Supermercados, alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga toda a sociedade brasileira a rever seus conceitos sobre a questão do lixo. “Ao passar a mensagem do uso de embalagens reutilizáveis, incentivamos a prática dos ‘4 Rs’: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar. As medidas fazem parte de um processo de transformação da mentalidade neste novo milênio”, ressalta o presidente.