Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O deputado estadual Carlão Pignatari aproveitou uma a entrevista coletiva de ontem, às 11h, no gabinete do prefeito Junior Marão, com a presença do vereador Meidão Kanso, presidente da Câmara Municipal, para anunciar que Votuporanga pode transformar-se em Estância Turística. O Governo do Estado de São Paulo está acertando as regras de Estâncias Turísticas e devem ser criadas de 300 a 400 estâncias no próximo ano, além das 67 já existentes.
Carlão solicitou que o Governo do Estado inclua os municípios de Votuporanga, Andradina e Palestina nesta lista. “Tenho certeza que seremos incluídos em 2013 e isso será muito bom para a cidade, que pode ser considera Estâncias Turísticas Hidromineral ou de Turismo de Negócios e Eventos”.
O prefeito manifestou satisfação com esta possibilidade. “Isso significa recurso direto para investimento no turismo. Somos a cidade da região que mais recebe turistas e ser transformada em Estância Turística será muito bom”.
O presidente da Câmara, Meidão, disse que solicitou ao deputado Carlão, por meio de indicação, em setembro do ano passado, que articulasse junto ao governo do Estado para que Votuporanga se transformasse em Estância Turística.
A legislação vigente que permite a criação das Estâncias Turísticas no Estado de São Paulo fixa os critérios para que os municípios possam pleitear a condição de Estância Turística: “Constitui requisito para a criação de Estância Turística a existência de atrativos de natureza histórica, artística ou religiosa, ou recursos naturais e paisagísticos”.
Segundo justificativa de Carlão, Votuporanga reúne características especiais para alcançar a condição de Estância Turística. Possui diversos pontos turísticos que marcam a trajetória da cidade como a Igreja Nossa Senhora Aparecida. “A construção belíssima com suas torres em estilo gótico e uma nave central que abriga belíssimas pinturas religiosas, guardam uma raridade conhecida por poucos os sinos da torre. As relíquias foram feitas em ferro fundido por molde e ainda apresenta cenas bíblicas trabalhadas em sua face, como Nossa Senhora Aparecida, A Crucificação de Jesus, São Jorge e o Dragão”.
O deputado ressalta ainda que a região é rica no cultivo de cana de açúcar, com vários produtores de cachaça artesanal. “As mais saborosas são as envelhecidas em barris de Carvalho e Cabreúva. O mais conhecido é o Engenho Milagre de Santo Antônio”.
Outros pontos de visitação são a Concha Acústica, o Horto Florestal e o Monumento Tori, construído em homenagem à imigração japonesa. Carlão cita ainda em sua justificativa: O Museu Municipal Edward Coruripe, a feira livre da Praça São Bento, a feira de artesanato da Praça da Matriz, o tradicional carnaval que atrai pessoas de todo o país e o Fliv (Festival Literário de Votuporanga).
Para Carlão, “transformar o município de Votuporanga em Estância Turística permitirá reconhecer a vocação especial do município para o turismo de lazer. A efetivação desta medida gerará, com o apoio do Estado, um novo ciclo de prosperidade e desenvolvimento regional, respaldado nas potencialidades que o município naturalmente oferece e permitirá a intensificação do desenvolvimento do Noroeste Paulista, gerando emprego e renda que a região tanto necessita”.