Fernando Castrequini, diretor da Vanagua, esteve no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade
Leidiane Sabino
leidiane@acivadevotuporanga.com.br
Águas minerais são aquelas que por sua composição química ou características físico-químicas são consideradas benéficas à saúde. As águas subterrâneas são especialmente enriquecidas em sais retirados das rochas e sedimentos. Fernando Castrequini, diretor da Vanágua, esteve no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, para falar sobre a importância do consumo deste tipo de água.
Durante muito tempo acreditou-se que as águas minerais tinham uma origem diferente da água subterrânea. Sabe-se hoje, contudo, que ambas têm a mesma origem: são águas de superfície que se infiltraram no subsolo. As águas minerais são aquelas que conseguiram atingir profundidades maiores e que, por isto, se enriqueceram em sais, adquirindo novas características físico-químicas, como, por exemplo, pH mais alcalino e temperatura maior.
No Brasil, a maior parte das ocorrências de águas mineralizadas se dá na forma de fontes naturais.
Fernando Castrequini disse que as pessoas têm se conscientizado da importância de tomar água mineral. “No Brasil o costume é novo, na Europa, por exemplo, isso é mais antigo. A água mineral é diferenciada, rica em cálcio, magnésio, flúor e vários outros minerais que fazem bem à saúde”, contou.
Sobre a Vanágua, única fonte e empresa de engarrafamento de água de Votuporanga, ele explicou que a captação é feita com sistema bem protegido. Inaugurada em 2009, a Vanágua atende hoje toda a região, sendo uma das águas mais consumidas em São José do Rio Preto-SP. A vazão de sua fonte é de 60 mil litros por hora. A água é analisada todos os dias para que sua qualidade seja garantida.
Com aproximadamente 15 distribuidoras de água mineral em Votuporanga, Fernando acredita que o consumo da cidade gira em torno de mil galões por dia.
Fernando Castrequini faz parte da Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais), conhecida mundialmente.