Iniciativa do município será apresentada na 5ª Conferência Latino Americana para Promoção da Educação e Saúde
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga recebeu ontem, às 8h, no auditório da Unifev, a visita de Eduardo Queiroz, diretor presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que, junto com sua equipe, apresentou os resultados do EDI (Early Development Instrument), um estudo do desenvolvimento infantil no final da primeira infância, que foi realizado no município no ano passado. Segundo o prefeito, Júnior Marão, Votuporanga apresentou os melhores resultados entre as cidades que participaram da pesquisa.
Participaram da reunião os Comitês Estratégico e Técnico e Coordenadores de Pré-Escolas.
A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) tem um grande Programa Primeira Infância, desenvolvidos em vários municípios, entre eles, Votuporanga, onde conta com a parceria da Santa Casa, Unifev e Prefeitura (Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação), que desenvolvem juntos o Proapi (Projeto de Apoio à Primeira Infância).
De acordo com o projeto, é na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. O investimento nesse período garante à criança, além de todos os direitos definidos em lei, o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar.
O secretário municipal de Gestão Estratégica, Controladoria e Modernização, Egmar Marão, também ressaltou os bons resultados de Votuporanga no estudo. “O trabalho que Votuporanga desenvolve está rumo ao encontro de uma geração ainda melhor. É motivo de muito orgulho para nós”, disse. Egmar contou ainda que Votuporanga foi convidada a participar da 5ª Conferência Latino Americana para Promoção da Educação e Saúde, no que será no México.
Marcelo Lourenço, reitor da Unifev, destacou que o programa é um sucesso em Votuporanga. “Todos nós estamos de braços abertos para a expansão desse trabalho e honrados com os resultados”.
Eduardo Queiroz disse que a parceria com a sociedade civil, por meio da universidade, órgãos e entidades é fundamental. “A aposta do município precisa ser nas crianças, o futuro de Votuporanga. Nós trazemos boas notícias e a família Vidigal acredita muito no que está fazendo, vem para fazer junto. Nós agradecemos por vocês também acreditarem. Temos a ambição de ampliar o trabalho em outros municípios e até mesmo no país”.
Para Luzia Aparecida Zirundi Figueira, secretária executiva do Proapi e diretora do departamento de educação básica da Secretaria de Educação, com o Proapi, o município tem o sonho de ser referência nacional em desenvolvimento infantil.
Para o prefeito, o projeto de desenvolvimento da primeira infância não seria possível sem a ajuda da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. “Educação, Saúde e Assistência Social estão trabalhando pelo maior patrimônio do município, que é o cidadão. Os bons resultados apresentados aqui mostram a dedicação de todos”.
Saiba um pouco sobre a pesquisa
O EDI é um instrumento que avalia o grau de maturidade das crianças para aprender quando elas estão prestes a entrar no ensino fundamental, examinado cinco áreas-chave do desenvolvimento infantil, sendo elas: bem-estar físico, desenvolvimento social, desenvolvimento emocional, linguagem e habilidades cognitivas e habilidades de comunicação e conhecimentos gerais.
A aplicação foi realizada em Cidade Ademar (São Paulo-SP), Botucatu, Itupeva, Penápolis, São Carlos, São José do Rio Pardo e Votuporanga.
Em Votuporanga foram 564 questionários válidos. Destes, vejam alguns resultados:
79% das crianças vivem com pai e mãe; 15% apenas com a mãe; 1% apenas com o pai; e 5% com outros.
No quesito vulnerabilidade por sexo, os meninos apresentam mais vulnerabilidade.
A principal preocupação apresentada por quem estava ontem no encontro era em relação à terceirização da educação. Os pais que tem deixado a responsabilidade de educar para a escola. Em alguns casos, alguns deixam a criança em período integral na escola mesmo não trabalhando. “Tem pais querendo deixar as crianças cada vez mais cedo e pegar cada vez mais tarde na escola. Além daqueles que querem deixar na creche os bebês com um mês de vida”, disse a secretária de Educação, Eliane Baltazar Godoi.
A partir do diagnóstico, o grande desafio do município passa a ser como trabalhar para que essas vulnerabilidades das crianças sejam superadas e como sensibilizar a população para a responsabilidade de criar seus filhos.